O Rio Grande do Sul passa por uma nova série de temporais nos últimos dias. Há pouco, a Defesa Civil estadual publicou uma série de alertas para os próximos dias, tanto da previsão de tempestades, quanto de possibilidades de cheias e inundações.
Conforme a Defesa Civil, o RS deve ter acumulados que poderão variar entre 200 e 400 mm sobre áreas da Campanha, Sul e Costa Doce e próximo dos 100 mm no Oeste, Centro, Missões e Noroeste. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 50 mm.
No restante desta segunda-feira (23), há pancadas de chuva e temporais no Centro, Litoral Médio e Região Metropolitana. Os acumulados devem ficar entre 50 a 90 mm/dia, especialmente no Sul e na Campanha. Também espera-se rajadas de vento de 40 a 75 km/h são esperadas.
Na terça-feira (24), a frente fria se mantém, trazendo chuvas intensas, com volumes de 80 a 150 mm/dia, podendo ultrapassar 180 mm/dia em algumas áreas. Ventos de 40 a 60 km/h e até 80 km/h com as instabilidades.
Na quarta-feira (25), a chuva persiste, especialmente no Sul, com volumes de 50 a 140 mm/dia. À noite, a frente fria avança, aumentando o risco de temporais e rajadas de vento de 40 a 80 km/h.
Na quinta-feira (26), a chuva se intensifica no Rio Grande do Sul, com volumes entre 30 e 70 mm/dia, e tempestades isoladas nas regiões do Norte e Centro. Na madrugada de sexta-feira (27), há previsão de chuvas leves na metade Norte, mas o tempo deve firmar ao longo do dia devido a uma alta pressão.
Alertas hidrológicos
Conforme a Defesa Civil, a condição hidrológica atual é de normalidade em praticamente todo o estado. “Os rios apresentam pequenas elevações devido às chuvas que ocorreram entre os dias 19 e 20”, diz a Defesa Civil. Além disso, também em função das chuvas, os solos estão mais úmidos do que em períodos anteriores.