A Receita Federal apreendeu mercadorias supostamente irregulares, pois um dos expositores vendia abrigos de fabricação própria com o uso de estampas e bordados de marcas internacionais patenteadas. A feira itinerante fiscalizada está instalada desde o dia 30 junho no ginásio da Igreja Sagrada Família em Santo Ângelo. Na operação de fiscalização realizada na tarde de quinta-feira, dia 06, cerca de 10 agentes da Receita usaram três veículos na força tarefa que teve como objetivo de fiscalizar a venda de produtos contrabandeados ou falsificados “contrafeitos”.
Segundo o auditor fiscal da Receita Federal da comarca de Santo Ângelo, Carlos Jesus Pinto de Moraes, as fiscalizações em feiras itinerantes e permanentes é rotineira, tem o objetivo de identificar produtos importados clandestinamente e também falsificados. O auditor também explica que nesta fase do processo em questão, ainda não é possível quantificar ou valorar as mercadorias apreendidas, pois os proprietários serão intimados a apresentarem a documentação e provarem a regularidade de seus produtos, só depois desta fase do processo será possível avaliar e divulgar o resultado oficial da operação.
Segundo os organizadores da feira os produtos vendidos são diretos de fábrica e os fiscais encontraram irregularidades nas mercadorias de apenas um dos expositores, que teve os produtos apreendidos. A feira continua atendendo normalmente. Um veículo de transporte estacionado em frente ao local ainda continha um lote de produtos irregularmente identificados com marcas patenteadas, os fiscais da receita solicitaram a abertura do veículo e recolheram mais um lote de mercadorias que continha o mesmo problema.