Saiba mais sobre o cronograma de podas

Poda de árvores das avenidas Venâncio Aires, Getúlio Vargas, Salgado Filho e Rio Grande do Sul está em andamento no município. Os galhos são picados por uma máquina,...

1466 0
Poda de árvores na Av. Rio Grande do Sul realizada pelas equipes da Secretaria do Meio Ambiente com a ajuda de militares no dia 25 de agosto
Poda de árvores na Av. Rio Grande do Sul realizada pelas equipes da Secretaria do Meio Ambiente com a ajuda de militares no dia 25 de agosto

Secretaria de meio ambiente está realizando a poda de árvores dos passeios públicos em ruas centrais do município e recolhendo os galhos já triturados para realizar compostagem e adubo orgânico. O trabalho já foi realizado na Av. Getúlio Vargas, Salgado Filho na zona norte do Município e na última semana, com a ajuda de oito militares, na Av. Venâncio Aires. A próxima intervenção será na Av. Rio Grande do Sul uma das que está em obras por meio do programa pró-transporte. A secretaria tem previsão de intervir nas demais ruas que estão no mesmo cronograma de revitalização anunciado pela prefeitura quando necessário.
A poda realizada pela secretaria cumpre a função de levantamento da copa das árvores e, deste modo, desobstruir os passeios públicos e ruas proporcionando a livre circulação de pedestres e automóveis. Desde o ano de 2011 a secretaria adquiriu um triturador de galhos. No próprio canteiro onde os galhos caem, outra equipe de trabalho da SEMA desbasta os ramos e todos aqueles menores de 22cm de diâmetro, são triturados com esta trituradora que transforma os galhos em uma espécie de serragem verde. Este material pode ser usado para compostagem e produção de adubo orgânico.
Os galhos picados e triturados são doados para instituições como o Centro de Acolhimento Martin Lutero, programa SOS Vida e a própria secretaria realiza compostagem para a produção de adubo orgânico que é utilizado em reflorestamento e adubação de canteiros ornamentais mantidos pela prefeitura.
O triturador de galhos tem sua utilização de modo facilitado, o operador alimenta a máquina com galhos e folhas, este material é moído através de um disco com facas. O resíduo triturado sai pelo duto de saída e já fica depositado na caçamba do caminhão facilitando o transporte.
Os cavacos de madeira obtidos através da trituração podem ser usados como combustível em fornalhas ou material para compostagem, isto possibilita que o material que antes era um resíduo sem grande utilidade se transforme em fonte de lucro ou uma economia sustentável.
Os trituradores de galhos são ferramentas que vem sendo adquiridas por prefeituras, condomínios, prestadoras de serviços de limpeza (terrenos e estradas), que utilizam o triturador para a produção de energias alternativas e limpas.

Picador adquirido em 2011 pela SEMA
Picador adquirido em 2011 pela SEMA
Neste artigo

Participe da conversa