Sábado 13/08/2011

Alguns estudantes, aqueles que estudam e gostam de estudar, que envaidecem professores e escolas, pediram para que numa miniaula neste local se abordasse uma explicação acerca do verbo...

1030 0

Alguns estudantes, aqueles que estudam e gostam de estudar, que envaidecem professores e escolas, pediram para que numa miniaula neste local se abordasse uma explicação acerca do verbo adequar. O pedido foi aceito e a explicação está nos parágrafos sequentes.
O verbo adequar, para início de conversa, é defectivo, isto é, não tem a conjugação completa. Assim, em termos de nível culto e oficial, adequar só tem conjugação nas formas arrizotônicas. Arrizotônica significa sílaba tônica fora do radical, e, por outro lado, rizotônica significa sílaba tônica dentro do radical. Exemplificam-se essas duas formas tônicas num verbo regular que, como se sabe, tem a conjugação completa e não muda o radical. Estudar é um desses verbos. Radical de verbos terminados em ar acha-se, em tese, tirando-lhes a terminação ar. Tirando-se ar do verbo estudar, sobra o radical estud. Conjugado no presente do indicativo, apresenta este retrato: estudo, estudas, estuda, estudamos, estudais e estudam. Eu, tu, ele e eles, como se pode ver, possuem formas rizotônicas: sílabas tônicas dentro do radical. E nós e vós têm formas arrizotônicas: sílabas tônicas fora do radical.
Uma vez entendidos esses dados, volta-se o entendimento ao verbo adequar. No presente do indicativo, adequar, em termos de nível culto e oficial de linguagem, não tem conjugado eu, tu, ele e eles, mas tão somente nós e vós: adequamos e adequais. Conclui-se que conjugações como adequo, adequas, adequa e adequam estão equivocadas e devem ser evitadas. Também estão equivocadas e devem ser evitadas conjugações como adéquo, adéquas, adéqua e adéquam [computador e povo aceitam e usam]. Não tem pessoa alguma no presente do subjuntivo e, portanto, não tem pessoa alguma no imperativo negativo. No imperativo afirmativo tem só esta pessoa: vós [adequai ou adequai vós]. Tem gerúndio [adequando] e particípio regular [adequado]. Nos demais tempos, apresenta conjugações completas. Adequar, em geral, é usado como pronominal: adequar-se.
A conjugação de adequar no pretérito perfeito do indicativo é esta: adequei, adequaste, adequou, adequamos, adequastes e adequaram. No pretérito imperfeito é esta: adequava, adequavas, adequava, adequávamos, adequáveis e adequavam. No pretérito-mais-que-perfeito é esta: adequara, adequaras, adequara, adequáramos, adequáreis e adequaram. No futuro do presente é esta: adequarei, adequarás, adequará, adequaremos, adequareis e adequarão. No futuro do pretérito é esta: adequaria, adequarias, adequaria, adequaríamos, adequaríeis e adequariam. No modo subjuntivo, no pretérito imperfeito, é esta: adequasse, adequasses, adequasse, adequássemos, adequásseis e adequassem. No futuro do subjuntivo é esta: adequar, adequares, adequar, adequarmos, adequardes e adequarem. E no infinitivo pessoal tem a mesma forma que tem no futuro do subjuntivo, ou seja, esta: adequar, adequares, adequar, adequarmos, adequardes e adequarem.
Eis, pois, num resumo, a explicação básica sobre o verbo adequar e a respectiva conjugação. Sugere-se o estudo do livro Aprenda a conjugar verbos em português, de João Bolognesi, Editora Campus/Elsevier, em cujo livro há mais de sete mil verbos, entre os quais, adequar.

Neste artigo

Participe da conversa