O constitucionalismo através dos tempos é tema de livro a ser lançado na FADISMA

695 0

A leitura traz à tona os mais diferentes sentimentos. O poeta Mário Quintana já dizia que “o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. A comemoração pelo dia do Advogado na FADISMA une estas duas paixões: o Direito e a literatura, com o lançamento do livro “O tempo das reconfigurações do constitucionalismo: os desafios para uma cultura cosmopolita”, de autoria da doutora Valéria Ribas do Nascimento, no dia 11 de agosto, às 18h, na sala 102.
A publicação é o resultado da tese de Valéria, no Doutorado em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pesquisa também em Sevilha, na Espanha. Um lançamento da editora LTr, o livro trata das novas formas de interpretação das Constituições estatais, através de uma comparação dividida em três partes: passado, presente e projeção de futuro. Conforme a autora, “é visível que as Constituições modernas, calcadas no liberalismo, não conseguiram atender efetivamente aos anseios sociais populares. Desse modo, pretende-se, com o fortalecimento do direito constitucional como cultura, seguir adiante até a formação de laços com o ideal cosmopolita e, assim, favorecer a implementação de Estados Constitucionais voltados à cooperação mútua”. Ela ainda complementa que o constitucionalismo deve ser fortalecido por ser indispensável à tutela dos direitos coletivos.
Valéria Ribas do Nascimento é natural de Santo Ângelo, porém iniciou sua caminhada junto ao Direito em Santa Maria, cursando a graduação na UFSM, posteriormente fez o mestrado em Direito Público na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e em 2010 conquistou o título do doutorado pela Unisinos. Ela é professora da FADISMA, desde os primórdios da instituição, em 2004. Também é membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi) e da Associação Brasileira do Ensino do Direito (Abedi).

O quê: Lançamento do livro “O tempo das reconfigurações do constitucionalismo: os desafios para uma cultura cosmopolita”, de Valéria Ribas do Nascimento
Quando: 11 de agosto, às 18h
Onde: Sala 102 da FADISMA

Neste artigo

Participe da conversa