80% dos eleitores do município não têm cadastro biométrico

962 0

Dos 61.514 eleitores de Santo Ângelo, 12.061 já realizaram o recadastramento com a identificação biométrica. O que representa quase 20% do total de eleitores da cidade. O recadastramento segue até o início de maio, pois 2016 é ano de eleições municipais e os eleitores têm prazo legal para realizarem qualquer tipo de alteração no domicílio eleitoral, bem como, títulos novos sem prejuízo ao direito/dever de votar nas próximas eleições.

 

 

Como fazer o recadastramento

Para o recadastramento é necessário comparecer ao Cartório Eleitoral com um documento de identidade, CPF e um comprovante de endereço, que pode ser uma conta de telefone, água, luz ou contrato de aluguel.

Diariamente, uma média de 50 eleitores comparecem no Cartório de Santo Ângelo para completar o novo cadastro e coletar os dados biométricos.

 

Horário especial em janeiro e fevereiro

Nos meses de janeiro e fevereiro até o dia 29 o cartório está com horário especial de atendimento, confira: Nas sextas feiras o atendimento esta sendo realizado das 9h até às 15h. De segunda à quinta-feira das 13 às 19h.

 

Quem precisa realizar o recadastramento

Desde 2014 os dados pessoais como impressões digitais dos 10 dedos da mão, imagem da face e assinatura é realizada de modo eletrônico. Quem já fez o título neste novo processo têm impresso na parte superior do documento a expressão “Identificação Biométrica”.

Quem ainda não fez este procedimento e não consta a experssão no título tem até o final de abril para realizar o procedimento.

 

45ª Zona Eleitoral

O Cartório Eleitoral de Santo Ângelo é responsável pela 45ª Zona Eleitoral composta pelas cidades de Entre-Ijuís (6.290 eleitores); Vitória das Missões (3.075 eleitores); Eugênio de Castro (2.251 eleitores) e São Miguel das Missões (5.375 eleitores) e Santo Ângelo (61.514 eleitores).

O que é Biometria?

A palavra biometria vem do grego: bios (vida) e metron (medida). Designa um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais.

As biometrias mais implementadas, ou estudadas, incluem as impressões digitais, reconhecimento de face, íris, assinatura e até a geometria das mãos. Porém, muitas outras modalidades estão em diferentes estágios de desenvolvimento e estudos. As impressões digitais, por exemplo, vêm sendo usadas por mais de um século, enquanto a íris é objeto de estudo há pouco mais de uma década. Não existe ainda uma modalidade biométrica que se aplique em todas as situações.

Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada.

Na biometria, o procedimento de verificação ocorre quando o sistema confirma uma possível identidade comparando apenas parte da informação com o todo disponível. Já o processo de identificação confirma a identidade de um indivíduo, comparando o dado fornecido com todo o banco de dados registrado.

Neste artigo

Participe da conversa