Campanha de recolhimento de lixo eletrônico será realizada no próximo sábado, dia 27 e pretende ultrapassar a quantidade de 50 toneladas recolhidas no ano anterior. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sindilojas Missões e inclui aparelhos da linha branca como refrigeradores e máquinas de lavar roupa.
A população poderá entregar o lixo eletrônico na Praça Ricardo Leônidas Ribas entre às 9h e 17h, a ação ambiental ganha o apoio de entidades parceiras como o Lions,
1º BCom, Natusomos, Fecomércio RS e Vompar .
O Secretário Municipal do Meio Ambiente Ricardo Ferreira destacou que a cultura de reaproveitamento deste tipo de lixo precisa ser mais bem difundida, pois é uma oportunidade para gerar emprego e renda. O secretário afirma que existe um campo aberto para que empresas sejam licenciadas para reciclar o lixo eletrônico.
Depois de recolhidos na praça Ricardo Leonidas Ribas os equipamentos serão entregues para uma empresa licenciada para o correto destino deste lixo, Ricardo Ferreira informa que é uma empresa de Horizontina chamada Natusomios.
Confira exemplos do tipos de aparelhos recebidos
Aparelhos de som, ar condicionados, Split, aquecedores, bebedores, cabos e fios, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, carregadores de celular ou outros, chuveiros, celulares, CPU, DVD, vídeos cassete, estabilizadores e nobreaks, fax, ferro elétricos, fontes de microcomputadores, notebooks, forno elétrico, freezer, geladeiras, HD, impressoras e scanners, lavadoras e secadoras de roupa, micro-ondas, modem, máquinas de escrever, pen drives, placas em geral, receptores, roteadores, servidores, térmicas, torneiras, unidades de CD e DVD, freezers e uma série de outros materiais que causam grande dano ao meio ambiente.
