Inclusão de surdos pelo esporte e pela educação

1184 0

A Arena Society da XV foi palco de uma partida de Futebol de Surdos, a iniciativa faz parte de um esforço de inclusão liderada pela Apassa – Associação dos Amigos dos Surdos de Santo Ângelo , Uníntese, Cededica – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e conta com a parceria da Arena Society da XV, onde no último sábado, dia 20, houve o lançamento do Projeto que é de abrangência regional.

 

Em andamento desde o dia 11 de abril deste ano tem como principal objetivo proporcionar, através da prática esportiva adaptada, momentos de integração e inclusão social, e de desenvolvimento humano e acima de tudo, de respeito às diferenças. Dividido em dois principais momentos, onde o primeiro consiste em treino de futebol society todos os sábados das 15 às 17 horas, reunindo cerca de 25 atletas surdos de Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Horizontina, Crissiumal, Santa Maria, Panambi, São Luiz Gonzaga e Três Passos. Que juntamente com 15 alunos do Cededica tem seus treinamentos orientados pelo Professor Hed Vilson Pires, idealizador e coordenador geral do Projeto.

O segundo momento acontece as sextas das 14 às 17 horas nas dependências da Uníntese, onde os alunos do Cededica e a equipe de trabalho (professores e assistentes sociais) recebem de forma gratuita, um curso de formação básica de Libras – Língua Brasileira de Sinais, para que possam melhorar sua comunicação durante as atividades esportivas realizadas juntamente com os atletas surdos.

Toda a tradução do cerimonial foi realizada pela intérprete de Libras, Tatiane da Silva Campos que se encarregou de fazer a tradução para toda a comunidade surda presente.

Segundo o Professor Hed Vilson Pires, Coordenador Geral do Projeto, esta ação faz parte do Programa Incluir, que visa promover a integração e a inclusão social através da prática de esportes adaptados para pessoas com deficiência. E que terá suas novas etapas sendo realizadas também nas modalidades de Goalball, voleibol sentado, basquetebol e atletismo contemplando também cadeirantes e cegos.

No final da cerimônia todos foram convidados a prestigiarem nos dias 26 e 27 de setembro quando estará sendo realizada, em Santo Ângelo, a 1ª Copa Missões de Futebol de Surdos, em comemoração ao Dia do Surdo.

 

Neste artigo

Participe da conversa