Editorial

722 0

Conhecer o resultado das vendas natalinas após o novo horário adotado pelo comércio local foi um dos objetivos da edição. Fomos conversar com os empresários e gerentes do comércio varejista para compreender os possíveis desdobramentos do fato.
Diante das diferentes opiniões e constatações relatadas, a redação percebeu que a notícia não é o resultado das vendas e sim uma falta de parâmetro de análise e a diversidade de comportamentos que regem as vendas em cada loja e segmento do varejo local.
As experiências particulares de cada lojista e o respectivo comportamento do consumidor de um determinado produto, permitem que os administradores formem suas opiniões embasados nas variáveis que dispõem. Neste contexto, a diversidade de opiniões se multiplica e prejudica a análise segura.
Para obter consenso e estabelecer tratados coletivos como o horário de atendimento no período natalino fica mais fácil administrar os conflitos, quando se tem pesquisa que forneça variáveis comuns de todos ou, pelo menos, da maioria. Pois deste modo justifica as posturas coletivas adotadas.
Fica o convite à leitura, inclusive na matéria que trata do e-commerce, a venda de produtos na internet pode ser um dos motivos da falta de crescimento das vendas no varejo percebido em todo o Brasil.

Neste artigo

Participe da conversa