Representantes do Iphan em Santo Ângelo

O prefeito Valdir Andres e o secretário de Turismo e Esportes, Marcos Mattos acompanharam na última quarta-feira, 20, a visita a Santo Ângelo do superintendente do Instituto do...

716 0

O prefeito Valdir Andres e o secretário de Turismo e Esportes, Marcos Mattos acompanharam na última quarta-feira, 20, a visita a Santo Ângelo do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul, Eduardo Hahn e do assessor de Relações Internacionais do Iphan, Marcelo Brito ao município.

Hahn e Brito estiveram na região para participar do lançamento do projeto Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis, que aconteceu na segunda-feira, 18, no Tenondé Park Hotel em São Miguel das Missões. Sob a coordenação do Iphan, o ato integrou as atividades de instalação das instâncias de governança do plano, envolvendo ainda os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, o governo do Rio Grande do Sul, a Unesco, o Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico, na Espanha, e as prefeituras da Região das Missões.

Até esta sexta-feira, 22, autoridades da cultura e do turismo debaterão o assunto, em São Miguel das Missões.

O projeto que receberá investimentos de R$ 3,7 milhões terá duração de 36 meses e tem como objetivo promover o conhecimento da paisagem cultural e propiciar o desenvolvimento de instrumentos de gestão que auxiliem no processo de instalação efetiva do Parque Histórico Nacional das Missões, criado em 2009.

A cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o ato faz parte de reunião de instalação das instâncias de governança do plano, envolvendo ainda os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, o governo do Rio Grande do Sul, a Unesco, o Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico, na Espanha, e as prefeituras da Região das Missões. Até a próxima sexta-feira, na cidade, autoridades da cultura e do turismo vão debater o assunto. A presidente do Iphan, Jurema Machado, fará a instalação da coordenação nacional do projeto.

A execução do plano tem duração prevista de 36 meses, com investimento de R$ 3,7 milhões. O objetivo é promover o conhecimento da paisagem cultural e propiciar o desenvolvimento de instrumentos de gestão que auxiliem no processo de instalação efetiva do Parque Histórico Nacional das Missões, criado em 2009.

O território das Missões Jesuíticas dos Guaranis no Brasil se caracteriza por uma paisagem cultural de altos valores patrimoniais e ambientais, abrangendo 26 municípios. Segundo o Iphan, as transformações ocorridas nesses sítios ao longo de dois séculos apresentam atualmente situações distintas, que podem ser caracterizadas desde estruturas expressivas, vestígios arqueológicos dispersos até pontos onde se desenvolveram novas cidades.

Para o secretário de Turismo e Esportes de Santo Ângelo, Marcos Mattos, este projeto é uma das principais ações voltadas à valorização da paisagem cultural dos últimos anos na região das Missões. “Com estas novas pesquisas a região terá mais informações sobre a história e com certeza uma divulgação mais ampla das Missões, pois este projeto é inédito em todo o país e servirá de modelo para outras regiões”, destacou Mattos.

 

Neste artigo

Participe da conversa