De repente… uma obra!

842 0

Quando um novo imóvel se impõe no cotidiano, impossível não perceber, principalmente quando executado em pouco tempo. Na Av. Getúlio Vargas, em frente à Vonpar, em menos de três semanas estruturas pré-moldadas foram erguidas por guindastes e, consequentemente despertam a curiosidade. O sistema de construção não é novo e, nem mesmo, dispensa a tradicional mão de obra, pois os tijolos, reboco, acabamentos são realizados do modo tradicional.

 

A diferença básica está na parte estrutural, que é fabricada longe do canteiro de obras e posta em pé por meio de um guindaste. Consequentemente, a modalidade de execução da primeira etapa reduz a quantidade de pessoas in loco e aparece de modo rápido. No entanto, não significa que todo o trabalho de fabricação das peças e adequação de projetos seja feito de modo instantâneo.

Luiz Carlos Renz do Prado responsável pela referida construção, conta que a empresa executora das estruturas pré-moldadas, recebe o projeto elaborado pelo engenheiro e faz um projeto específico da estrutura pré-moldada. Deste modo os blocos são materializados por meio de formas ajustáveis, pois só assim é possível manter a escala de produção e o custo competitivo em relação a outras modalidades de construção. Sem esquecer as necessidades estruturais e as normas da ABNT.

 

Neste artigo

Participe da conversa