Família Schirmer se reencontra em Buriti

Cerca de 200 Schirmer’s, de várias partes do país, irão se reunir neste final de semana, no distrito de Buriti, interior de Santo Ângelo

2462 1

Jakob Schirmer e Anna Wainkrter SchirmerA iniciativa de reunir familiares, restabelecer contatos e relações ganha um impulso das ferramentas de comunicação, como Whatsapp e redes sociais. Um exemplo desta nova realidade comunicativa é o encontro da família Schirmer que ocorre neste domingo, dia 31, no Distrito de Buriti, interior da cidade de Santo Ângelo.
A família já está na 5º geração e a recepção deverá ser para aproximadamente 200 pessoas. Este é o primeiro encontro deste ramo da família Schirmer e reunirá descendentes vindos de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e de outras cidades do Rio Grande do Sul.
Durante este evento familiar, que será realizado no salão da Comunidade Evangélica Luterana Concórdia, será oferecido um café da manhã às 9h, feito um culto às 10h, servido almoço ao meio-dia e às 14h, realizado momento de integração com apresentação das famílias e homenagens. Por fim, o encerramento está programado para às 16h.
Todas estas pessoas são descendentes de Jakob Schirmer e Anna Wainkrter Schirmer, imigrantes alemães que chegaram com seus pais no final do século XIX no Brasil. Depois de vencer longos quilômetros de carroça, chegaram no local onde firmaram residência, nas Barrancas do Rio Ijuí, local que conhecemos hoje como Distrito de Buriti.
O encontro começou a ser articulado há mais de um ano, quando um bisneto e duas bisnetas, Márcio, Letícia e Nara, atenderam a um pedido de Evony Scheidt, que é neta de Jakob e Anna. Eles iniciaram a busca pelos familiares e se surpreenderam com a adesão dos outros descendentes, que se intensificou com o compartilhamento de informações. O próximo passo é aproveitar este material colaborativo para organizar e formatar a história destes descendentes.
Embora a árvore genealógica ainda não esteja completa, ou confirmada oficialmente, os bisnetos da Márcio, Letícia e Nara, organizadores da festa familiar, afirmam que estão surpreendidos com o resultado e estimam a existência de quase 400 descendentes.
Será o primeiro encontro deste ramo da família Schirmer. Mário explica que foi necessário mais de uma ano para conseguir marcar a data, conciliar minimamente a logística da festa.

Família Schirmer (4) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa

1 comentário

  1. Henrique Schirmer Simões Responder

    Muito bom.
    Gostaria de saber quais os parentes estiveram por Picada Café próximo a Nova Petrópolis RS.
    Nome do meu bisavô era Prudêncio Schirmer e do meu avô era Aldo Schirmer.