URI 22 anos de ensino superior

802 0

A URI, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões completa 22 anos nesta segunda-feira dia 22. A URI é uma instituição multicampi e comunitária criada em 19 de maio de 1992, neste domingo, o campus de Santo Ângelo, abre as portas da instituição para receber a comunidade e dividir um pouco da estrutura criada ao longo de sua história. “Um desafio todo dia!” frase do Diretor Administrativo da URI Santo Ângelo, Gilberto Pacheco, resume a missão dos diretores da instituição que pretende continuar oferecendo ensino superior para a comunidade regional.

 

A universidade é mantida pela Fundação Regional Integrada, com sede em Santo Ângelo, enquanto a administração superior fica em Erechim. Atua diretamente em seis municípios, mantendo quatro campus e duas extensões. Localizadas nas cidades de Erechim, Santo Ângelo, Frederico Westphalen, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo. Conta atualmente com 43 cursos de graduação, 30 de pós-graduação, sete mestrados e um doutorado. No total são 12.500 alunos de graduação, 1,3 mil de pós-graduação e mais de dois mil alunos nas suas seis escolas de educação básica.

Em Santo Ângelo o objetivo imediato é consolidar os cursos recentemente implantados na área de ciências sociais aplicadas, como arquitetura e doutorado em direito. Segundo Pacheco, a universidade tem o desafio de até o ano de 2016 concluir o processo de reconhecimento para oferecer o doutorado em direito. Outro desafio é consolidar os cursos recentemente iniciados de Engenharia Química e Engenharia Elétrica, formar toda a estrutura de laboratórios para depois continuar elaborando novas estratégias para cumprir a missão nos anos que virão.

 

Conheça melhor o histórico da URI Santo Ângelo

A origem da URI está na década de 1960, quando foi criada a Fundames – Fundação Missioneira de Ensino Superior. As atividades iniciaram com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, em 1969. Já a criação da Escola da URI ocorreu em 1989, com segundo grau e Curso Técnico em Processamento de Dados. Mais tarde, a Escola também passou a oferecer ensino de primeiro grau.

No início dos anos 90, a decisão de dotar a Região Norte- Noroeste de uma universidade gerou a integração entre as Instituições de Ensino Superior que já atuavam: em Santo Ângelo – Fundames – Fundação Missioneira de Ensino Superior, em Erechim – FAPES, Santiago – FESAN e em Frederico Westphalen – FESAU. São Luiz Gonzaga – FUNREGE e a prefeitura de Cerro Largo também se integraram ao projeto. Assim, em 19 de maio 1992, foi fundada a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI.

Identificada por seu forte diferencial, a URI é uma universidade regional integrada, comunitária, gerida pela comunidade acadêmica. O projeto regional e a integração da Universidade acontece principalmente pela forte ligação dos câmpus com a comunidade onde atuam, além do comprometimento com o desenvolvimento da região.

Em Santo Ângelo, a URI tem uma atuação presente na comunidade, inclusive com participação de seus representantes durante o processo eleitoral. A atuação também acontece com os projetos de extensão, os quais prestam serviços gratuitos e de qualidade nas mais diversas áreas.

Entre os projetos, destacam-se as atividades voltadas para o desenvolvimento regional como o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica, Arranjos Produtivos Locais, além do Pólo e Parque Tecnológico, os quais estimulam a sinergia entre o poder público, meio empresarial e acadêmico.

Atualmente, a URI Santo Ângelo possui 3477 universitários, em 23 cursos de graduação. A Universidade tem ampla atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. São 51 projetos de iniciação científica, ampliando o conhecimento nas mais diversas áreas. A instituição também busca a formação prática dos acadêmicos, com 455 estudantes atuando como estagiários dentro e fora da URI. Na área de extensão, mais de 20 projetos prestam serviço para a comunidade, destacando-se o Núcleo de Prática Jurídica que contabiliza, anualmente, mais de mil atendimentos gratuitos para as comunidades santo-angelense e regional.

A URI Santo Ângelo oferece também sete pós-graduações. Cerca de 250 estudantes ampliam seus conhecimentos através de quatro especializações e três mestrados. O corpo docente está constituído por 220 professores no câmpus local.A Escola da URI oferece atualmente formação no Ensino Fundamental a partir do 6º ano, Ensino Médio e Cursos Técnicos, com 410 alunos e 44 professores.

Na infraestrutura da Universidade, são 83 laboratórios nas áreas de saúde, engenharias, informática e idiomas. Além de uma biblioteca com 90 mil títulos e 140 mil exemplares, entre livros e periódicos. Ao total 9.439 pessoas já se graduaram, desde a primeira turma, em 1972.

 

DOMINGO NA URI

A passagem dos 22 anos terá uma comemoração especial: o Domingo na URI. A primeira edição do evento será realizada neste domingo, a partir das 14h.

O objetivo é trazer a comunidade para o campus, além de promover momentos de lazer e integração. A partir das 14h serão oferecidos Serviços e recreação orientada. Uma série de atividades, como orientação jurídica, aferição de pressão arterial e testes de glicose, brinquedos infláveis, exposição de artesanato, unidade móvel do programa Ronda Gaúcha, mateada com distribuição de erva-mate Seiva Pura e pipoca Yoki. A cada meia hora um ônibus vai partir da Catedral Ângelo Politana até o campus da URI, levando a comunidade de modo gratuito.

Neste artigo

Participe da conversa