Arrombamentos tiram o sono de comerciantes

Criminosos iniciaram uma modalidade de atuação na qual quebram portas de vidro de estabelecimentos comerciais para furtar produtos. A prática intensificou-se nos últimos 15 dias em Santo Ângelo....

1700 0
Funcionários da Vidraçaria Reflexo consertam a porta arrombada no Restaurante Veneza
Funcionários da Vidraçaria Reflexo consertam a porta arrombada no Restaurante Veneza

A segunda-feira foi dia de somar os prejuízos e improvisar o conserto de portas estilhaçadas, pelo menos para três empresários (as) de Santo Ângelo que foram vítimas de arrombamento seguido de furto no final de semana. Tamires Lemos proprietária do Restaurante Veneza relatou que nas últimas semanas soube de oito casos semelhantes ao ocorrido em seu estabelecimento, no qual dois indivíduos entraram quebrando a porta de vidro e furtaram produtos de pouco valor econômico.

Nem mesmo as câmeras de segurança intimidam a ação dos criminosos que agem de forma parecida: estouram os vidros, roubam dinheiro e produtos e saem em poucos minutos. As ocorrências têm sido registradas principalmente na região central do município e geralmente ocorrem no período da madrugada.
A loja Mix Preços, que fica no centro da cidade foi arrombada quatro vezes na mesma semana. O último furto foi registrado no domingo à tarde e mesmo com a luz do dia os criminosos arrombaram o estabelecimento, praticaram o furto e tomaram rumo ignorado em seguida.

“Arrombaram quatro vezes aqui desde a semana passada. É sempre o mesmo modo de operar, eles quebram a porta e levaram produtos como bonecas, cuias, bombas e pequenos objetos. Podemos ver nas gravações que sempre usam boné para dificultar a identificação. Não contabilizamos o prejuízo ainda, somente a porta é mais de mil reais”, disse a proprietária.

No Restaurante Veneza, a proprietária Tamires Lemos conta que na última quinta-feira, já haviam tentado arrombar o restaurante e na madrugada da segunda-feira, os criminosos conseguiram entrar no estabelecimento comercial. As gravações das câmeras de segurança mostram que dois homens, usando boné e capuz estouram a porta de vidro, entram no restaurante e roubam produtos como doces e balas.

Durante à tarde da segunda-feira, funcionários da Vidraçaria Reflexo consertavam a porta de vidro do restaurante. Eles ainda contaram que a colocação de novas portas em função de arrombamentos tem sido diários, sendo quase cinco por dia.

A proprietária conta que neste episodio o maior prejuízo foi a porta de vidro. “Na mesma noite que isso aconteceu no Veneza, os criminosos saíram e arrombaram outras duas empresas perto”, conta Tamires. Ela disse que o prejuízo só não foi maior porque já haviam tentado entrar na empresa em uma noite anterior e guardaram todo o dinheiro e produtos de maior valor, desconfiados que os criminosos tentassem arrombar novamente, e foi o que aconteceu.

FURTOS DE BATERIAS E SONS AUTOMOTIVOS

furto em veículoNas proximidades da CNEC, o furto de baterias e sons automotivos tem acontecido com maior frequência no último mês. Foram pelo menos seis ocorrências do mesmo tipo em um período de trinta dias. Um morador foi vítima duas vezes. No dia 13 de setembro, os criminosos entortaram a porta do veículo durante a madrugada, roubaram a bateria, estepe e fugiram em seguida, dias depois os criminosos novamente praticaram o furto da bateria, agindo da mesma forma. No último dia 27, um gol que estava estacionado na Rua XV de Novembro também foi arrombado e os criminosos levaram o som automotivo.

 

BRIGADA MILITAR INTENSIFICA TRABALHOS PARA COIBIR ESSE TIPO DE CRIME

Tenente Coronel Jornada

Segundo o Comandante do 7º Regimento da Polícia Montada, tenente-coronel José Vilmar Robaina da Jornada, a Brigada Militar tem intensificado os trabalhos para coibir esse tipo de crime. Jornada destaca que 70 % dos furtos qualificados acontecem no centro e arredores, onde a Brigada tem buscado reforçar a segurança.
“Temos já dados de suspeitos que estão praticando esses tipos de crimes e estamos trabalhando com o setor da inteligência, mapeamos os locais com maior incidência e estamos adequando o emprego do policiamento ostensivo, em especial com o reforço dos patrulhamentos do POE em regiões com maior ocorrência destes crimes”, ressalta jornada.

Somente no mês de outubro, os policiais do sétimo RPMon prenderam 12 pessoas por furto qualificado. Em setembro o número foi ainda maior, quando 15 pessoas foram presas por esse tipo de crime. A maioria dos presos é reincidente e acabam soltos poucos dias depois.
Jornada destaca que as denúncias são muito importante e auxiliam no trabalho da Brigada. Outro detalhe importante lembrado pelo comandante é de que a comunidade deve fazer o registro da ocorrência, pois possibilita um mapeamento dos crimes que estão acontecendo e o emprego do efetivo do Brigada, bem como a devolução dos produtos furtados para as vitimas quando recuperados.

DOIS FORAM PRESOS POR FURTO QUALIFICADO NA SEGUNDA-FEIRA

Na madrugada da segunda-feira, a Brigada Militar conseguiu prender dois indivíduos por furto qualificado. Por volta da 1h30min, uma guarnição deslocou-se até um Posto de combustível localizado próximo ao Corpo de Bombeiros, onde indivíduos estariam efetuando arrombamento em veículos. Ao chegar ao local a Guarnição avistou dois indivíduos que saíram correndo, sendo posterior, abordados.

No local, foi verificado o arrombamento de um caminhão e localizado uma talhadeira na porta deste, bem como, arrombamento em um ônibus. Os indivíduos foram reconhecidos por populares que visualizaram quando estes efetuavam o arrombamento, sendo conduzidos até a Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante.

 

 

 

 

Neste artigo

Participe da conversa