Nessa quarta-feira, 25, diversos caminhoneiros deverão paralisar as suas atividades a partir da meia-noite. A mobilização nacional é uma iniciativa do Movimento União Brasil Caminhoneiro que reivindica mudanças na lei nº 12.169 e também a revogação da resolução 3.658.
A lei nº 12.169 entrou em vigor em junho e regulamenta a profissão de motorista, fazendo com que ele pare meia hora a cada 4 horas de viagem. Além disso, a cada 24 horas trabalhadas, o motorista deverá descansar por 11 horas. Os motoristas que não respeitarem a lei estão sujeitos a serem multados pela Policia Rodoviária Federal.
A resolução 3.658 acabou com a chamada Carta-Frete, um papel informal que servia como pagamento aos motoristas. Os motoristas trocavam esse documento por dinheiro em postos de combustíveis. A resolução que entrou em vigor em maio obriga que esse pagamento seja feito por meio eletrônico, fazendo com que o governo possa recolher Imposto de Renda (IR) e outros encargos sociais.
Apesar de não concordar com todas as reivindicações, o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí apoiará o movimento. A orientação é que os caminhoneiros fiquem em suas casas e não haverá nenhuma manifestação em Ijuí.
De acordo com tesoureiro do Sinditac-Ijuí, Igor Leandro de Sá, os grandes problemas dos motoristas autônomos de Ijuí é o alto preço do óleo diesel e a pesada alíquota do Imposto de Renda.
Fonte Ijui.com