A pé… de São Miguel a Santo Ângelo

Um grupo de seis turistas norte-americanos venceu 72 quilômetros entre as cidades de São Miguel das Missões e Santo Ângelo. A maior parte do percurso foi realizado em...

818 1

Peregrinos (50) (Copy)Seis turistas norte-americanos percorrem a pé 72,62 quilômetros entre São Miguel e Santo Ângelo. O trajeto foi realizado em quatro dias e o grupo chegou na manhã de terça-feira, dia 2, pouco antes das 11h, na Praça Pinheiro Machado.
No dia 29 Marilyn Honora Kott, Margarita Arambula Duran, Claire Noel Stewart, Jonh Oliver Kinder, Judith Gergel Zanchi, Sara Louise Mast já foram recepcionados nas Missões e assistiram ao espetáculo Som e Luz. A caminhada propriamente dita iniciou no dia 30, quando venceram 17km por estradas de terra. Dois guias locais conduziram o grupo, são eles: Marta Benatti e Valmir Girardi.
Marilyn Honora Kott, uma das pessoas que incentivou e organizou o grupo já mora no Brasil, embora ela seja dos Estados Unidos, mora há três anos em São Paulo, ela conta que, cada integrante do grupo foi motivado por razões diferentes, que podem ser espirituais,  mas também, de conhecer o modo de vida das pessoas desta região, conferir in loco como vivem, o que fazem, o que plantam, comem, etc. Pra ela a caminhada proporcionou o contato com um modo de vida bem diferente do local onde mora atualmente, em São Paulo.
Entre as lembranças que guarda cita o sentimento de vencer o trajeto, afinal, foram quatro dias a pé de São Miguel a Santo Ângelo, outro destaque lembrado pela peregrina é o conhecimentos de fatores históricos relacionados aos lugares visitados.
Eles finalizaram o percurso adentrando nos arcos dos 30 povos missioneiros e foram recepcionados ao som dos sinos da Catedral Angelopolitana.

Resumo do Percurso

Dia 30/3 – Primeiro dia de caminhada, o grupo percorreu 17km por estradas de terra e propriedades rurais até chegar a Fazenda do Pedro Everling, onde tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade da produção de grãos: ervilha, milho pipoca, feijão, soja e trigo.
Dia 31/03 – Neste segundo dia de caminhada o grupo deslocou-se de Pedro Everling até a residência do João de Mattos no Carajazinho (20km), antigo casarão/bolicho de campanha, onde os peregrinos ficaram hospedados e o proprietário contou causos e histórias peculiares da nossa região.
Dia 1º/4 – Caminhada de Carajazinho até o Parque das Fontes (20km) com passeio no Sítio Arqueológico de São João Batista, local onde foi a primeira fundição de ferro do Sul do Brasil.
Dia 2/4 – Parque das Fontes até Santo Ângelo, com chegada em frente à última redução construída: San Angel Custódio aos som dos sinos da Catedral Angelopolitana.

Fotos:Marcos Demeneghi

Peregrinos (52) (Copy)

Peregrinos (24) (Copy)

Peregrinos (46) (Copy) Peregrinos (62) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa

1 comentário

  1. Marilyn Kott, Peregrina Responder

    Gostaria de expressar gratidão pela amizade e hospitalidade que recebemos em nossa caminhada, começando com a nossa chegada a Santo Ângelo e em São Miguel das Missoes, na fazenda de Pedro Everling, na casa de Senhor João de Matos e sua esposa Neli em Carajazinho, no sítio histórico / cultural São João Batista, no Parque das Fontes, e finalmente, na nossa chegada à Catedral aqui em Santo Ângelo.
    Foi uma experiência maravilhosa, possibilitada pelas pessoas da agência de turismo, “Caminhoes das Missões”, e pelos nossos guias Marta e Valmir. Esperamos voltar algum dia.
    Bom caminho.