A luz da fibra não “dobra esquina”

Na manhã de terça-feira, dia 31, instalava uma caixa de emenda de distribuição de internet por meio da fibra óptica.

125 0

Reparando uma fibra optica (Copy)Eleandro Pedroso instala sua mesa e cadeira no passeio público e inicia o trabalho que resultará na ampliação da rede de fibra óptica da empresa a qual trabalha. Na manhã de terça-feira, dia 31, instalava uma caixa de emenda de distribuição de internet por meio da fibra óptica.
As fibras são milimétricas, pouco mais espeças que um fio de cabelo e são consideradas “guias de onda”, e podem ser informalmente entendidas como “encanamentos de luz”: a luz aplicada a uma das extremidades percorre a fibra até sair pela outra extremidade, por isso o cabo não pode ser dobrado ou simplesmente ser realizada uma emenda de qualquer forma.
Nos fios de cobre basta restabelecer o cotnato que o fio passa a conduzir novamente os impulsos elétricos, com a fibra óptica é necessário um aparelho para realizar a restauração do fio de modo automatizado, pois qualquer imperfeição pode obstruir a condução dos dados.
Na última semana a CPFL está trocando vários postes por onde passam as redes de luz, telefonia e internet e a demanda de trabalho de Eleandro aumentou.

Neste artigo

Participe da conversa