Sábado 11/02/2012

Hospital ou setor de hospital, especializado ou não, que se destina a atendimento de doentes que representam emergência, é pronto socorro sem hífen ou pronto-socorro com hífen? Era...

399 0

Hospital ou setor de hospital, especializado ou não, que se destina a atendimento de doentes que representam emergência, é pronto socorro sem hífen ou pronto-socorro com hífen? Era e é com hífen. Tanto na reforma ortográfica anterior quanto na reforma ortográfica atual, pronto-socorro se escrevia e se escreve com hífen. E como se faz o plural de pronto-socorro? As duas palavras vão ao plural: prontos-socorros. Um dado de pronúncia. Socorro no singular se pronuncia com “ô” fechado e no plural se pronuncia com “ó” aberto. Assim, a expressão no singular deve ser pronunciada pronto-socôrro e no plural prontos-socórros.

Escreve-se pró-labore sem hífen ou com hífen? Escreve-se pró-labore com hífen. Toda expressão que tiver o prefixo “pró” acentuado será escrita com hífen. Essa expressão não apresenta plural, apenas singular, e vem da locução latina “pro labore”. Note-se que a expressão latina é sem hífen e o “pro” é sem acento gráfico.

Usando-se a palavra geral em expressões que mudam de sentido, ou seja, em expressões que adquirem um sentido próprio, essas expressões serão escritas com hífen. Um exemplo: procurador-geral. Uma vez no plural, recebem o “s” de plural as duas palavras: procuradores-gerais. Outro exemplo: procuradoria-geral. Plural: procuradorias-gerais. Outro exemplo: direção-geral. Plural: direções-gerais. Outro exemplo: diretor-geral. Plural: diretores-gerais. Outro exemplo: diretor-gerente. Plural: diretores-gerentes. Outro exemplo: ditoria-geral. Plural: diretorias-gerais. A propósito da palavra diretor, a expressão diretor secretário é sem hífen ou com hífen? Com hífen: diretor-secretário. Plural: diretores-secretários.

 

Neste artigo

Participe da conversa