Aportuguesando

173 0

Paulo Mendes, formado em Letras e colunista do Correio do Povo aos domingos, no qual escreve minicontos campeiros, escreveu no conto O amaldiçoado, em 23-2 passado, entre outros períodos, este: Disseram, mais tarde, que viram Leocádio Santtamaria adentrar o café do Santo e sentar-se na mesma cadeira de canto onde cinco anos antes tomara seu último pingado antes de ser escorraçado da cidade. E mais este: Finalmente entrou no hotel Vila Rica. Por que esses dois períodos? Porque existem dois verbos usados de maneira acertada por ele, mas nem sempre de modo acertado por muitos outros. Entre esses muitos outros estão inclusive alguns com curso superior completo. Os verbos são estes dois: adentrar e entrar.
Muitos, por associação com o verbo entrar, usam adentrar da mesma forma que usam entrar. Adentrar e entrar têm de comum a ideia de entrar ou a ideia de estar dentro. Ou, numa expressão curta, a ideia de dentro. E também de transitividade, ou seja, ambos são transitivos, ou seja, incompletos na significação. Ambos, pois, necessitam de palavra ou de palavras que lhes completem os significados. Adentrar é transitivo direto. Pede objeto direto para completar-lhe o sentido. Objeto direto dispensa preposição. E entrar é transitivo indireto. Pede objeto indireto para completar-lhe o significado. Exige preposição. A preposição básica de entrar é em. Em, como os que estudam sabem, pode desdobrar-se em no e na, nos e nas.
Escrevem-se quatro períodos para reforçar a teoria do uso dos dois verbos em tela. As partículas de fumaça, uma vez adentrando a atmosfera, podem interferir na nucleação das gotas de chuva e diminuir a precipitação pluviométrica.  As partículas de fumaça, uma vez entrando na atmosfera, podem interferir na nucleação das gotas de chuva e diminuir a precipitação pluviométrica. Eduardo Azeredo, deputado federal (PSDB-MG), réu no processo do mensalão mineiro, não querendo adentrar o STF nem o presídio de Papuda, renuncia o mandato. Eduardo Azeredo, não querendo entrar no STF nem no presídio de Papuda, renuncia o mandato.

Neste artigo

Participe da conversa