Quarta-feira 25/07/12

Enchentes de São Miguel do Rio Uruguai Assistindo na televisão as enchentes do Rio Uruguai, onde famílias inteiras tem de mudar suas residências ribeirinhas, para lugares mais altos...

132 0

Enchentes de São Miguel do Rio Uruguai

Assistindo na televisão as enchentes do Rio Uruguai, onde famílias inteiras tem de mudar suas residências ribeirinhas, para lugares mais altos a cada enchente. São moradores das margens do Rio, das cidades de Uruguaiana, Itaqui, São Borja, Porto Mauá e outro rio acima.

Lembrei-me que muitas foram as enchentes de São Miguel desse rio ao longo dos anos Recordo, sempre, de um ano de 1949 em que estávamos no Porto Mauá e tivemos de atravessá-lo para a Argentina em companhia de nosso pai, onde ele tinha negócios. “Fomos de caíque de remos de voga, com experientes remadores, e o Rio estava alguns metros” fora da caixa”. Chegando no meio do mesmo, as maretas se tornaram tão altas, devido ao vento soprando contra, que o barco pulava e balançava igual potro xucro.

Temendo que o mesmo afundasse iniciei a desabotoar a roupa para o caso de ter de entrar na água e (já de pé). Olhando para traz, vimos nosso pai calmamente sentado no banco do barco e sorrindo… Então, nos acalmamos…

Na volta assistimos mais de um homem agarrados a uma madeira solta de uma balsa estourada, talvez na decida do “Salto Grande ”, descendo rio abaixo, na esperança de que esta, em alguma curva do rio, encostasse num barranco, onde eles pudessem se agarrar em algum galho ou árvore, salvando-se da fúria das águas. As vezes clamavam por socorro.

Essa foi a ultima grande enchente do Rio Uruguai que presenciamos.

Neste artigo

Participe da conversa