O Trem da História

Um novo projeto turístico pretende colocar em funcionamento uma Maria Fumaça entre Santo Ângelo e Giruá. Uma caminhada de reconhecimento foi realizada para verificar as condições da malha...

2112 0
Caminhada de reconhecimento da malha ferroviária entre Santo Ângelo e Giruá (Copy)
Secretária de Turismo, Neusa Cavalheiro e a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Giruá, Elisenara Ternes, com integrantes de suas equipes, realizaram o percurso da linha férrea entre Santo Ângelo e Giruá

Proporcionar passeios periódicos de Maria Fumaça entre Santo Ângelo e Giruá é um dos objetivos do projeto “Trem da História”. Elaborado por lideranças do Município tem como objetivo geral “reviver a história do desenvolvimento de Santo Ângelo e Região, aproveitando a malha ferroviária existente, transformando-a em atrativo histórico-cultural através do passeio de trem”.
Na primeira semana de julho, a Secretária Municipal da Cultura de Santo Ângelo, Neusa Cavalheiro, e a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Giruá, Elisenara Ternes, juntamente com integrantes de suas equipes, realizaram o percurso da linha férrea entre Santo Ângelo e Giruá, a fim de fazer o mapeamento e levantamento das condições da estrada de ferro, para possível implantação do projeto “Trem da História”.
O projeto sustenta a ideia de implantar uma alternativa de turismo na Região das Missões, valorizando o turismo rural nas comunidades de Sossego e Comandaí com apelo de reconstituir a história do desenvolvimento local a partir da implantação da malha ferroviária.
O passeio proposto pretende reconstituir uma Maria Fumaça e quatro vagões, os passageiros partiriam da estação férrea de Santo Ângelo no Bairro São Pedro, fariam uma parada na subestação de Comandaí, seguindo até a estação férrea de Giruá.
O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Externção Rural (EMATER), Ministério Público Federal, Caminho das Missões, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Centro de Cultura Missionaira (CCM) e Laboratório de Estudos de Geografia Humana (LEGEHU).

 

Caminhada de reconhecimento da malha ferroviária entre Santo Ângelo e Giruá 02 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa