Condutores desorientados e prejuízo aos cofres públicos

Quatro placas de sinalização de trânsito são encontradas tombadas na mesma manhã. Além do prejuízo para a prefeitura e para a ordem no trânsito, se identificados os praticantes...

1962 0
Sinalização danificada na rótula da Tiradentes com a 10 de Novembro
Sinalização danificada na rótula da Tiradentes com a 10 de Novembro

Placas de trânsito amanhecem com o suporte quebrado ou torto. Em um raio de 500 metros, na manhã do dia 22, quatro delas estavam danificadas. Três na esquina das ruas: 10 de Novembro e Tiradentes e, há poucos metros dali, na 10 de Novembro, era possível visualizar mais uma placa totalmente tombada. Embora não se tenha a comprovação da causa dos danos, suspeita-se que foram provocadas por ação de vândalos, pois nenhum acidente de trânsito foi registrado naqueles locais onde as placas estavam ao solo. O diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Gerson F. Rodrigues informou que já está destacando uma equipe para avaliar e providenciar o conserto deste material.
A prefeitura de Santo Ângelo mantém um serralheiro e mais três servidores que trabalham na pintura, fixação e conserto das placas, bem como na fixação e pintura destes materiais nas vias públicas de Santo Ângelo.
Semanalmente de 10 a 15 placas chegam na serralheria e funilaria onde Fagner Oliveira luz cumpre o serviço. Mas não são somente danos causados por vandalismo, explica o servidor público, que trabalha há 10 anos neste local, acidentes de trânsito e a ação do tempo também danificam as placas de sinalização que chegam para recuperação por meio dos serviços de solda, fixação ao suporte e pintura.
Sob o comando do DMT os servidores também trabalham na pintura horizontal de vias urbanas, faixas de pedestres, sinalização indicativa na pista de rolamento, entre outros serviços. Fagner explica que sempre tem uma placa de trânsito que necessita de conserto. A equipe atua sempre que há necessidade de fixação, recolhimento do material e a recolocação das placas no devido lugar.
Ainda há aquelas placas de trânsito que nem chegam até a oficina para o conserto, pois são furtadas, “Mensalmente temos mais de 20 placas retiradas por furto ou vandalismo”, avalia Gerson Rodrigues que amplia o assunto lembrando “que o dano ou a retirada da sinalização ainda pode acarretar um acidente, pois pode deixar desorientado o condutor”, concluiu o Diretor do DMT.
Gerson entende que a prática destes atos é feito por pessoas sem a devida consciência e considera que o diálogo a cerca do assunto pode contribuir com mais respeito ao patrimônio público e a prática da cidadania. O mais grave é que, se identificado o autor do dano, será notificado e terá que custear a reposição da peça, além de pagar a mão de obra para a instalação de uma nova no local. O autor do dano também pode responder criminalmente pelo ato, previsto no código penal como crime contra o patrimônio. Vale ressaltar que, cada vez que uma placa é retirada, outra deve ser implantada imediatamente no local.
Quem presenciar um ato de vandalismo pode denunciar a Brigada Militar pelo 190 ou diretamente no telefone do DMT: (55) 3313 1360. O DMT – Departamento Municipal de Trânsito está localizado Parque de Exposições Siegfried Ritter e o atendimento ao público é feito pela manhã das 8h30min às 11h30min e a tarde das 13h30min às 16h30min.

Placa tombada na Rua 10 de Novembro, entre a Brasil e a Rua dos Andradas
Placa tombada na Rua 10 de Novembro, entre a Brasil e a Rua dos Andradas
O setor de recuperação de placas está localizado na Av. Venâncio Aires, na Zona Sul
O setor de recuperação de placas está localizado na Av. Venâncio Aires, na Zona Sul
Neste artigo

Participe da conversa