Santo Ângelo sediou pela primeira vez na história, a Abertura da Colheita do Milho no Estado. O evento foi realizado na manhã da sexta-feira, dia 25, na fazenda AJ Moreno, Distrito do Sossego e contou com a participação do novo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Além de Eduardo, uma comitiva de lideranças políticas também participou da solenidade. Essa foi a primeira visita do governador a uma cidade do interior do estado e ele ainda aproveitou a ocasião para confirmar a presença na abertura da 19ª Fenamilho Internacional, que acontece neste ano.
Ao prestigiar o evento pela primeira vez, Eduardo Leite ressaltou a importância do agronegócio. “O Estado é forte. Tem talento, riqueza, empreendedores. Esta data reforça a convicção da força que vem do campo. Foi o agronegócio que sustentou a balança comercial, e seus recordes têm ajudado no crescimento econômico”, ressaltou.
Já o presidente da 19ª Feira Internacional do Milho (Fenamilho) e vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse, explicou que a implantação da irrigação em lavouras de pequeno porte diminuiria o déficit estadual de consumo de milho. Hoje, os gaúchos produzem 5 milhões de toneladas, enquanto consomem 6 milhões.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, também afirmou que a pasta estará à disposição para ouvir as demandas dos produtores. “Nossa secretaria não pode atrapalhar a produção de quem move o campo no estado”, destacou.
Expectativa
Neste ano, a expectativa é de chegar a 5,63 milhões de toneladas na safra 2018/2019. A região Sul é responsável por 21% da produção de milho do país. Em comparação com 2017/2018, a produção brasileira deve subir de 82 milhões para 96 milhões de toneladas nesta safra, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).