Pantaneiro se prepara “pra” Semana Farroupilha

Cavalo também se prepara para a festa e sente frio. Pantaneiro é um típico cavalo Crioulo que pastava tranquilo na manhã de quinta-feira, dia 7, nas proximidades do...

2604 0

cavalo também sente frio (Copy)Cavalo também se prepara para a festa e sente frio. Pantaneiro é um típico cavalo Crioulo que pastava tranquilo na manhã de quinta-feira, dia 7, nas proximidades do Parque de Exposições Siegfried Ritter em Santo Ângelo.
A capa cumpre a função de proteger o animal do frio no inverno e há cerca de um mês e meio ele saiu da propriedade de seu dono, Vilmar Pedro Sangalli, para estar sob os cuidados de Lúcio Davis, o cuidador hospeda o animal e também cuida para que o pelo esteja bonito para a montaria.
Pantaneiro será montado pela filha de Vilmar, Sibeli Sangalli na semana farroupilha. É um típico cavalo Crioulo, filho do garanhão La Noche da Cabanha Las Misiones. Tem seis anos de idade e agora está se preparando para ganhar peso e ficar com a pelagem bonita. A capa também cumpre a função de assentar o pelo e só é retirada para a limpeza e passar a rasqueadeira.
Ele dorme na cocheira e na luz do dia aproveita a pastagem. Pantaneiro é salgo de um olho, ou seja, tem um olho de cada cor.
É possível analisar o conforto térmico do cavalo pelas orelhas. Se estas estiverem excessivamente frias, o animal pode estar com frio e é também pelas orelhas que o animal começa a transpirar, o que pode ser um ótimo meio de controle.
Segundo artigo publicado no site do Referencial Centro Equestre, a zona de conforto térmico do cavalo é inferior à do ser humano, em razão do seu grande volume corporal, o qual gera maior calor, ou seja, uma temperatura que já percebemos fria é provavelmente sentida como agradável pelos cavalos. Se permitirmos ao cavalo adquirir e manter seu pelo de inverno natural, ele não sentirá frio solto no campo.
Os cavalos fragilizados estão sempre mais suscetíveis aos problemas causados pelo frio, os muito velhos, os muito jovens, os debilitados por alguma doença recente, nestas circunstâncias, um quadro simples pode evoluir facilmente para um quadro grave, o melhor método para acompanhar a saúde de seu animal é simplesmente vigiar o apetite uma alimentação de boa qualidade com ração concentrada e principalmente o fornecimento continuado de volumoso.
Para o cavalo atleta, sob treinamento intenso e submetido a manejo de cocheira, não conseguirá manter seu desempenho ideal se deixado ao relento durante o período de frio intenso, pois para cavalos tosquiados ou com pelo ralo de escova precisamos utilizar a capa desde o inicio do tempo frio, prevenindo assim que o cavalo desenvolva a pelagem de inverno.

Neste artigo

Participe da conversa