Monitoramento da RGE indica pouca chuva para janeiro e fevereiro

Influência do La Niña no Rio Grande do Sul permanecerá durante todo verão afetando o volume das chuvas na região

1621 0
Mesmo com pouco volume de chuva, período pode ter riscos de temporais isolados
Mesmo com pouco volume de chuva, período pode ter riscos de temporais isolados

A manutenção do fenômeno Lã Niña durante os dois primeiros meses de 2017 indica que o bimestre será de pouca chuva e muito calor nas áreas de concessão da RGE e RGE Sul, inclusive em Santo Ângelo.
Conforme o estudo do mensal encomendado pelo Centro de Operações Integrado (COI) da Rio Grande Energia, houve a consolidação do La Niña, que exerce influência no clima desde a última semana de novembro do ano passado.
Entretanto, mesmo com a previsão de volumes de chuva reduzidos, não está afastada a possibilidade de temporais, uma característica do verão no hemisfério Sul.

Janeiro
A previsão para janeiro indica a alternância, a partir desta quarta-feira, 10 dias de sol e outros 15 com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de descargas atmosféricas. Apenas os dias 13 e 23 há previsão de temporais.
Conforme o monitoramento do COI a estabilidade no tempo se dá pela temperatura da superfície no Oceano Pacífico, que está 0,5 ºC mais fria do que a normal na área dos trópicos. já entre a costa do Uruguai, Argentina e Brasil as águas estão com a temperatura ligeiramente do que a normal. Esse cenário faz com que os ventos alísios (vento de Leste do Equador) soprem com mais força, caracterizando o Lã Niña.

Fevereiro
Já em fevereiro, há previsão de temporais nos dias 9, 10, 11 e 12. Ainda, conforme o COI, em outros 16 dias do mês estão sujeitas pancadas de chuvas isoladas. No demais dias, a previsão é de tempo firme.

Dicas de Segurança em caso de temporais de verão:

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
· Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
· Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
· Afaste-se de janelas e portas metálicas.
· Evite os banhos nos momentos de tempestades.
· Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
· Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Com objetivo de manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE estará mobilizada para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível em caso de temporais. O contato com a RGE pode ser feito n Call Center (0800 970 0900), pela internet: www.rge-rs.com.br e Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350

Neste artigo

Participe da conversa