Missões produz cerca de 357 toneladas de Morango

Produtores e extensionistas do Noroeste gaúcho participaram de um encontro técnico sobre morango. O evento foi organizado e promovido pela Emater na metade do mês de setembro

1984 0
no último dia 14,  a Emater/RS  promoveu um encontro técnico sobre morango e as práticas produtivas aplicadas nas diferentes fases de cultivo
no último dia 14, a Emater/RS promoveu um encontro técnico sobre morango e as práticas produtivas aplicadas nas diferentes fases de cultivo

A produção de morango na Fronteira Noroeste e nas Missões começa a se intensificar, sendo produzidos em torno de 357 toneladas de morango na região, grande parte em sistemas protegidos. As informações são da Emater/RS que realizou no último dia 14, um encontro técnico sobre morango e as práticas produtivas aplicadas nas diferentes fases produtivas.
Produtores e extensionistas de Três de Maio, Tuparendi, Tucunduva e Santa Rosa participaram de palestras e de visitas a propriedades produtoras de morango. Em um primeiro momento, o professor da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), engenheiro agrônomo Claudinei Márcio Schmidt, esclareceu diferentes aspectos sobre a produção de morango em diversificados sistemas de produção, especialmente o semi-hidropônico.
“É cada vez mais comum a produção fora do solo, principalmente pela ergonomia e operacionalização do processo, além de influenciar na redução de problemas fitossanitários, proteger as plantas do efeito da chuva, oferecer maior ventilação; sofrer menor pressão de doenças e gerar a possibilidade de maior regularidade nutricional nas diferentes fases do desenvolvimento”, comentou Schmidt.
Na sequência, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Três de Maio, Fábio Karlec, conduziu explanação sobre manejo integrado de pragas e doenças do morango, adequado aos diversos sistemas de produção. “Temos, como desafio, reduzir perdas de produção por pragas e doenças e o número, muitas vezes exacerbado, de aplicações de agrotóxicos e atender aos padrões de qualidade exigidos pelos consumidores”, comenta.
Segundo o último levantamento da Anvisa, o morango é o segundo colocado do ranking das culturas com maiores índices de resíduos de agrotóxicos acima do permitido.

Neste artigo

Participe da conversa