Até o final de 2016

Corsan trabalha para instalar 15 quilômetros de rede e os respectivos ramais que levam água potável até as residências pelo Método Não Destrutivo. 1/3 do trecho foi concluído...

3608 0

corsan - 05 (Copy)Rede e ramais que conduzem água potável até as residências estão sendo substituídos pela Corsan. Até dezembro a companhia pretende instalar 15 quilômetros de canos novos e os respectivos ramais pelo MND – “Método Não Destrutivo”, modalidade que faz o mínimo possível de abertura de valas, preservando asfalto e passeios públicos. O Engenheiro Ivanir Rodrigo de Freitas afirmou que já foram executados cinco mil metros de rede e ainda faltam 10 mil metros. Duzentas casas já estão ligadas na nova rede e 180 estão em andamento no município.
Parte dos ramais que ligam as residências a rede de água em Santo Ângelo ainda é composta por canos de ferro e possuem cerca de 50 anos. Nesta semana, as equipes trabalham na Rua Sete de Setembro, nas proximidades da Florêncio de Abreu. A próxima intervenção será na Rua Tiradentes na região do Frigorífico Alibem e na Av. Salgado Filho, zona norte do município, está última será uma obra de maior extensão e deve impactar na rotina dos usuários do logradouro, pois deve ser empreendida em quase todo o trecho.
Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões de reais em melhorias nas redes. A companhia está colocando em prática um conjunto de obras para qualificar a rede de distribuição que abrange varias tecnologias.
Neste Sábado será instalado um medidor eletromagnético na saída da Estação de Tratamento do Centro. Este equipamento terá a finalidade de medir a quantidade de água que é produzida na saída da estação, consequentemente conferir mais precisão no controle de fluxo da água na rede.
O conjunto de obras da Corsan faz parte de um esforço para qualificar a rede e minimizar os transtornos futuros. Além de garantir o fornecimento de água sem interrupção para o consumidor, os investimentos podem reduzir o custo operacional da Companhia.
O chefe da unidade da Corsan de Santo Ângelo, Araken Maicá e o engenheiro Ivanir Rodrigo, informaram que o cronograma de obras, além de ser realizado conforme a necessidade da Companhia e demanda operacional, procura atender o andamento das obras do pró-transporte e demais obras administradas pela prefeitura.
A restauração dos passeios públicos, onde há a intervenção para a troca da ligação dos ramais, é realizado pela empresa contratada para a execução do serviço, não deve acarretar ônus para os moradores e usuários da rede.

Perfuratriz que usa o método MND - Método não destrutivo realiza serviço na Rua Antunes Ribas no mês de abril
Perfuratriz que usa o método MND – Método não destrutivo realiza serviço na Rua Antunes Ribas no mês de abril

Método não destrutivo

A metodologia que a Corsan está utilizando usa uma perfuratriz que segue o MND – Método não destrutivo que faz a introdução de canos de PVC sem as tradicionais valas que cortam toda a extensão da rua.
Este procedimento permite que parte do asfalto seja preservado e causa menor impacto no cotidiano e no meio ambiente da cidade. A perfuratriz faz um microtúnel, no qual é injetado um produto que permite que os canos sejam puxados por um cabo de aço e a terra não desmorone. O microtúnel é do diâmetro necessário para a colocação dos canos e os buracos abertos no asfalto, por onde entram e saem os canos, não ultrapassam 2,5 metros de comprimento. Em Santo Ângelo a rede é composta por canos com bitolas que variam de 60 a 200 mm, conforme a demanda de água exigida pelo consumo.
Além do uso para introduzir encanamento esta metodologia pode ser utilizada para manutenção e instalação de redes de, luz, telefonia e esgoto. O equipamentos tem causado curiosidade entre os cidadãos do município.

Neste artigo

Participe da conversa