Associação de reflorestamento quer apoio público

Em uma audiência pública a ARFOM – Associação de reflorestamento buscou entendimento para a retomada de um convênio em que produziria mudas para reflorestamento e receberia incentivo de...

3021 0
A EFLEX - Estação Florestal e Experimental do IBAMA em Santo Ângelo possui uma área de 14 ha. Este patrimônio da União atualmente está sendo administrado pela ARFOM - Associação de Reflorestamento de Santo Ângelo, que usa aprcerias público/privadas para manter a área ativa. O Viveiro Florestal está localizado na rodovia ERS 344 a 11 Km da cidade de Santo Ângelo
A EFLEX – Estação Florestal e Experimental do IBAMA em Santo Ângelo possui uma área de 14 ha. Este patrimônio da União atualmente está sendo administrado pela ARFOM – Associação de Reflorestamento de Santo Ângelo, que usa aprcerias público/privadas para manter a área ativa.
O Viveiro Florestal está localizado na rodovia ERS 344 a 11 Km da cidade de Santo Ângelo

A diretoria da ARFOM – Associação de Reflorestamento já estabeleceu uma parceria privada e espera retomar um convênio com a prefeitura para produzir mudas de árvores destinadas ao reflorestamento. A ARFOM completará 27 anos em 2017, usa uma área de 14 ha que é do IBAMA, e, em contrapartida, tem a missão de incentivar o plantio de árvores em áreas desmatadas e ao mesmo tempo em propriedades que consomem madeira. Em março deste ano, foi discutida a retomada de um convênio, no qual a associação receberia recursos públicos e produziria mudas de eucalipto para doar a Secretaria de Agricultura.
A Administração demonstrou interesse em retomar o convênio, no entanto, considera interessante para a população, que a ARFOM contribua com mudas de flores ornamentais ao município. Plantas que seriam usadas pela Secretaria do Meio Ambiente no embelezamento de canteiros das avenidas, praças da cidade e nos trevos de acesso.
Segundo a diretoria da ARFOM, desde a sua fundação, em 1990, já repassou mais de 1,1 milhão de mudas às propriedades rurais familiares de santo Ângelo. Cerca de 2 ha da área do IBAMA utilizada pela associação, foi cedido para um empresa privada que comercializa mudadas ornamentais, em contrapartida esta empresa deve fornecer uma parte da produção para a Associação realizar projetos sociais de reflorestamento.

A ARFOM
Associação de Reflorestamento é uma entidade civil, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Santo Ângelo. Foi fundada em 25 de julho de 1990. Nasceu da ideia de criar uma parceria entre consumidores de madeira (lenha e toras) e agricultores, para assim promover o reflorestamento.
Área produtiva com 2,3 hectares – representada pela área ocupada pelas estufas, canteiros e instalações; Área de serviços – estradas e caminhos internos com 2,8 ha;Reflorestamento de pinus – esta área compreende aproximadamente 9,0 ha;Infraestrutura – Três galpões com 410 m2 de área construída e mais uma casa de madeira com 96 m2, residência do casal de viveiristas;Tem 08 estufas cobertas com filme transparente e 02 estufas cobertas com tela de sombrite;Dois poços tubulares profundos. Um deles em funcionamento e o outro poço de maior profundidade está apenas perfurado.

Diretoria 2017/18 da ARFOM
Vice-Presidente
Rogério Guiomar Auler

1ª Secretário
Álvaro Uggeri Rodrigues

2º Secretário
Amando Dalla Rosa

1º Secretário
Dailton Rogério Tisott

2º Secretário
Elso Luis Everling

Tunel Verde 2O túnel verde
Um dos projetos conhecidos da ARFOM é o Túnel Verde que margeia a estrada de acesso ao Distrito do Rincão do Sossego. Iniciado no ano 2000, o plantio de árvores neste trajeto pretende criar um local de lazer para realização de cavalgadas, ciclismo, caminhadas, rústicas e até de turismo ecológico, tendo em vista o efeito que as árvores produzem na relação com os humanos e com o ecossistema do planeta.
No ano passado foram plantadas 180 mudas de grade porte, com aproximadamente três anos, no entanto, estas mudas foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente, que também ajudou no transplante das mudas com o auxílio de alunos do Colégio Pedro II, a Secretaria da Agricultura, Emater, Rotary Cruz de Lorena, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí.

Neste artigo

Participe da conversa