III Fórum Missioneiro de Saúde Mental

O Evento foi realizado, na quarta-feira, dia 9, no auditório Iglenho Araújo Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter

1650 0

CAPS II forum 02

 

O III Fórum Missioneiro de Saúde Mental promovido pela Unidade de Saúde Mental do Hospital Santo Ângelo contou com a participação de especialistas para tratar temas relacionados ao equilíbrio mental, políticas públicas relacionadas a previdência social, transtorno mental do trabalhador, entre outros. O evento foi realizado no auditório Iglenho Araújo Burtet, no Parque de Exposições Sigfried Ritter na última quarta-feira, dia 9.
Participaram da abertura do evento, o provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida, o diretor administrativo, Marcelo de Oliveira Borges, o diretor técnico, Loi Roque Biacchi, a gerente de enfermagem, Maristane Almeida, a médica Mabel Konzen, a coordenadora do CAPS II, Cristiane Rampon, a representante da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ana Luis München, o chefe de gabinete da Prefeitura de Santo Ângelo, Airton Peruzzi, e outros convidados.
A primeira palestra foi com o psicanalista, formado na UFRGS e mestre em Educação e Ciências pela Unijuí, Ubirajara Cardoso de Cardoso. O especialista fez um resgate histórico sobre a condição de vida humana e as definições do que venha a ser saúde mental dentro da proposta da Organização Mundial da Saúde. “A saúde mental vem do equilíbrio do patrimônio interno e as exigências das vivências externas. Na verdade é a capacidade de uma pessoa administrar sua própria vida em vários espectros”, salientou Ubirajara. Em seguida, o coordenador do curso de Psicologia da URI Campus Santo Ângelo, José Vicente de Alcântara atuou como debatedor sobre o tema em evidência.
À tarde prosseguiram as atividades. Caroline Scherer, assistente social do INSS, ministrou a palestra “Interface do Programa de Reabilitação Profissional na Política Pública da Previdência Social”. A debatedora deste tema foi a professora do curso de Psicologia da URI, Giana Bernardi Brum Vendruscolo.
Na sequência teve o tema “Apresentação da Humanização no Ambiente Hospitalar”, com o personagem Palhaço Leleco (interpretado pelo técnico de Segurança no Trabalho, Marcelo Padilha). Depois, o graduado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas, Augusto Dutra Giacomelli, abordou o tema “Transtorno mental no trabalhador: do prejuízo ocupacional a invalidez. Já no encerramento do III Fórum de Saúde Mental foi feita a entrega dos certificados aos participantes.

EVENTO
O evento foi organizado pela médica da Unidade de Saúde Mental, Mabel Konzen, a gestora da unidade, Rúbia Geruntho dos Santos, a gerente de enfermagem, Maristane Almeida, a psicóloga, Luciana da Silva, e a assistente social, Priscila Deckeper.

 

Neste artigo

Participe da conversa