Sem cédula de papel diminuiu a participação na Consulta Popular no último ano. Lideranças do COMUDE esperam mais participação e pretendem desenvolver uma estratégia de divulgação, pois desde o último processo, o voto popular é realizado exclusivamente pelo site: consultapopular.rs.gov.br. Uma assembleia geral extraordinária foi convocada pela presidência do COMUDE e deve debater o assunto. O encontro será hoje, às 10h30min no plenário da Câmara de Vereadores.
Caso o município não alcance a participação de pelo menos 4% do eleitorado, o que equivale a cerca de 2400 votantes, as demandas da cidade não terão representatividade no processo. Uma das pautas da reunião será a estratégia adotada para mobilizar a população de Santo Ângelo.
A Consulta Popular será realizada nos dias 01, 02, e 03 de agosto exclusivamente no site. No dia 5 deste mês ocorreu a Assembleia Pública Regional onde as propostas já foram consolidadas e compõe uma cédula que vai para a apreciação popular.
Após esse período é feito o detalhamento dos Programas e Ações eleitos, para sua inclusão na Proposta de Lei Orçamentária para 2018, que deverá ser entregue à Assembleia Legislativa no dia 15 de setembro.
Neste ano, cada eleitor opta por apenas um projeto, sendo que as três prioridades mais votadas receberão os recursos. O item mais votado receberá 40% do valor (R$ 948.571,42), sendo que o segundo e terceiro itens receberão, cada um, 30% (R$ 711.428,57).
As propostas da cédula de votação são:
– SIAPI – Recuperação, manutenção
e conservação de solos;
– SEDACTEl – Infraestrutura e equipamentos
para o bem receber;
– SDR – Agroindústria Familiar – Sabor Gaúcho;
– SDR – Leite Gaúcho: fortalecimento das
cadeias produtivas locais e regionais;
– SEAPI – Cadeia produtiva do leite,
pecuária de corte e ovinocultura;
– SDCT – Parques, polos e incubadoras tecnológicas.