Abre nesta segunda-feira, dia 7, o período de matrículas nas escolas estaduais

Para ingressar no 1º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio da rede pública estadual é necessário realizar a inscrição eletrônica entre os dias...

1288 0

Abre na próxima segunda-feira, dia 7, o período de inscrições para ingresso no 1º ano do ensino público estadual, tanto para crianças com seis anos completos até 31 de março de 2017, quanto para alunos que concluíram ensino fundamental e buscam uma vaga no 1º ano do ensino médio, normal ou profissionalizante. A inscrição é feita exclusivamente pela internet no seguinte endereço eletrônico: http://www.educacao.rs.gov.br/. Ao acessar o site o usuário procura a rotina “matrícula na escola pública” e segue as instruções pedidas.
Na área de abrangência da 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação durante o horário de expediente, entre 8h e meio-dia e 13h30min às 17h30min, uma equipe responsável dá suporte para as famílias que não tem acesso a internet, pois não é possível ingressar na rede pública estadual sem participar do processo de inscrição. Posteriormente entre 4 e 17 de janeiro de 2017 os dados são confirmados e realizados os ajustes, pois a distribuição é feita automaticamente pelo sistema.

Em qual escola posso matricular o meu filho
A prioridade da vaga é destinada para o candidato residente no zoneamento da escola, combinado com o critério de menor idade, respeitada a idade mínima para ingresso nesta etapa de Ensino. Em outras palavras, Larissa Berger, que é uma das responsáveis pelo setor na 14ª CRE, disse que a inscrição é obrigatória e o sistema distribui automaticamente levando em conta a escola mais próxima de onde a criança mora e também a idade. O sistema é usado desde 2014 com a intenção de dar mais transparência e justiça na distribuição das vagas. Portanto, a escola em que a criança vai estudar obedece a critérios regulamentados pelo artigo 5º, da portaria Nº 138/2014 que trata do ingresso nas escolas da rede estadual de ensino.

Rematrículas
Os alunos entre o 2º e 9º ano que já estão matriculados em qualquer escola da rede pública estadual e que possuem frequência escolar igual ou superior a 75% a rematrícula e garantia de vaga é automática. Somente quem precisa efetuar transferência, deve ficar atento ao pedido compreendido entre os dias 4 a 13 de janeiro de 2017.

Datas Calendário 2016/2017

04/11 à 30/11/2016
• Inscrições para 1º anos (Ensinos Fundamental, Médio, Integrado, Concomitante, Curso Normal, Pós Médio)
• Rematrículas: Confirmada automaticamente para alunos com frequência escolar igual ou superior a 75%, não sendo necessário, o comparecimento no estabelecimento de ensino.
• Para alunos com frequência inferior a 75% a rematrícula é feita no estabelecimento onde estiver matriculado.

De 02/12 à 05/12/2016
• Sorteio para ingresso (quando previsto no regimento)

De 03/12 à 10/12/2016
• Prova para ingresso (quando previsto no regimento)

De 04/01 à 13/01/2017
• Transferência Ensino Fundamental – 2º ao 9º ano (site)

De 04/01 à 17/02/2017
• Entrega de Documentos para 1º anos
• Inscrição Educação Infantil – direto nas escolas
• Transferência dos 2º e 3º anos Ensino Médio – direto nas escolas
• EJA Fundamental e Médio – direto nas escolas

De 27/01 à 17/02/2017
• Entrega Documentos Transferência
Em Santo Ângelo a rede estadual oferece cursos técnicos profissionalizantes. Nestes cursos o aluno interessado realiza a inscrição no mesmo período, e, do mesmo modo que para o ensino normal. Contudo, há mais candidatos que vaga, para viabilizar o acesso é realizado um processo seletivo. A aplicação da prova será entre os dias 3 e 10 de dezembro.
OBS. A inscrição está aberta e é realizada de 4 a 30 de novembro igual aos cursos normais.

Relação de cursos técnicos
da Rede Estadual
Escola Técnica Estadual
Presidente Getúlio Vargas
• Curso técnico em mecânica industrial
• Técnico em Eletrotécnica

Colégio Estadual Pedro II
• Técnico em secretariado

Instituto Estadual de Educação
Odão Felippe Pippi
• Técnico em contabilidade

Neste artigo

Participe da conversa