Está tecnicamente encerrada a colheita de soja em Santo Ângelo, neste ano foram plantados 35 mil hectares e a produtividade média obtida em nossa cidade foi de 60 sacos por hectare. O resultado é considerado excelente e no mesmo patamar do ano passado. Este levantamento é realizado pela COMEA – Comissão Municipal de Estatística Agropecuária, que concluiu os estudos durante uma reunião realizada na última semana.
O agrônomo Álvaro Uggeri, que representa a Emater local, lembra que a produtividade é considerada excelente, no entanto, a rentabilidade foi menor, se comparada ao cenário do ano anterior, quando o preço do produto estava mais valorizado. Além disso, o especialista lembra que o custo de implantação das lavouras foi maior.
De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, na última quinta-feira, dia 23, a produtividade média das regiões da Fronteira Oeste e Missões ficou em 3,3 toneladas por hectare e superam a expectativa inicial que era de 3.218 kg/ha.
O estudo da Emater também afirma que o soja do tarde – fora do período recomendado pelo zoneamento agroclimático e realizado após colheita de milho ou do próprio primeiro plantio (soja do cedo) – apresentaram menor produtividade média em relação aos anos anteriores, o que aponta para a possível redução desse tipo de cultivo.