Os principais danos nas vias de saída e entrada da cidade estão na área de domínio do DAER, ou seja, 35 metros após o centro da pista de rolamento da ERS 344. O superintendente da 14ª Superintendência Regional – Santa Rosa, Eng. Jader Barbosa Rodrigues, explicou que está ciente dos problemas e está providenciando a agenda de consertos.
Trevo da Perimetral
Em agosto de 2017 os vereadores aprovaram um requerimento endereçado ao DAER para que fosse feito o reparo no trevo de acesso a Buriti e da Perimetral Norte. No entanto, a situação só se agravou. Naquele local há fluxo de veículos coletivos e particulares que usam a via para acessar as universidades da cidade e também para saída em direção à Santa Rosa, Giruá, Cerro Largo, entre outros municípios.
Tanto quem sai da ERS 344 e entra na perimetral, quanto quem sai da cidade deve ter cuidado para não cair em um dos buracos.
Trevo da Tiradentes
A falta de drenagem potencializou a formação de buracos no final da Rua Tiradentes e um buraco está tomando conta da pista de rolagem. O engenheiro Jader Barbosa explica que junto ao trevo da Rua Tiradentes foi aberta e encascalhada uma via de acesso a um novo loteamento residencial. Na implementação desta rua a drenagem da água que desce pela Tiradentes foi obstruída e potencializou a os danos na pista.
O engenheiro afirmou que está adequando a agenda de trabalho do DAER para solucionar o problema, tendo em vista que não é possível apenas realizar uma operação para tapar os buracos, antes disso, é necessário adotar um mecanismo de drenagem da água. O que deve ser realizado nos próximos 15 dias.
Além deste fato, a regularização destas vias de acesso ao novo loteamento está em curso e existem pendências a serem esclarecidas com o empreendedor ou administração municipal. O Superintende esclarece que próximo a ponte do Rio São João foi aberta uma via com acesso direto a rodovia ERS 344, o que não é aceito pelo Departamento, tendo em vista questões de segurança.
Trevo da Fenamilho
O trevo da Fenamilho foi provisoriamente modificado em abril de 2017. Quando foram usadas barreiras móveis para realizar o desvio em forma de rótula e deixar o trevo mais seguro. A alteração foi realizada dias antes da 18ª edição do evento e o trabalho foi realizado pelo DAER – Departamento de Estradas de Rodagem.
No entanto, o provisório está se tornando permanente. Não foram realizadas as devidas sinalizações horizontais, pois as linhas no asfalto não correspondem ao traçado da pista, fato que pode causar a perda no sentido de orientação em motoristas que transitam na ERS 344, principalmente à noite. Inclusive as barreiras móveis apresentam uma série de danos, com provável incidentes ocasionados pela desatenção e falta de sinalização adequada.
Na época o Diretor do DAER, Rogério Uberti afirmou que o projeto definitivo da rótula fechada estava pronto e tinha previsão de executar a obra no segundo semestre de 2017.
O Superintendente Regional, Eng. Jader Barbosa Rodrigues, atendendo a nossa redação informou que este projeto recebia ajustes e a regional já havia encaminhado a Porto Alegre. Não informou data, mas disse que a modificação definitiva ainda será feita.