O 1º Batalhão de Comunicações participará da Operação Acolhida, enviando 12 (doze) militares que integrarão o contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima (FT Log Hum-RR), fronteira com a Venezuela e permanecerão pelo período de três meses.
A tropa do 1º B Com integrará o Contingente Encouraçado, sob a responsabilidade da 3ª Divisão de Exército, com sede em Santa Maria/RS, representando o Comando Militar do Sul, na cidade de Boa Vista/RR.
Os Militares de Santo Ângelo realizarão as operações táticas de comando, controle e informática, permitindo a manutenção e operação dos sistemas de comunicação entre as bases do exército montadas nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, bem como, ações humanitárias.
Esta operação conjunta, que ocorre desde março de 2018, tem o objetivo de oferecer condições dignas aos imigrantes venezuelanos que se encontram em situação de vulnerabilidade, depois de deixar o seu país de origem, o qual enfrenta uma crise humanitária. A preparação da tropa se dará durante o mês de junho e a previsão de embarque dos militares da 3ª DE será em julho.
O comandante, Ten. Cel. Marcelo Ferraz dos Reis, reporta que o primeiro grupo que participou da missão em 2018, encontrou uma difícil situação do ponto de vista humanitário, com pessoas dormindo nas praças em total vulnerabilidade, concluindo que a missão do Exército Brasileiro está desempenhando um papel fundamental para contornar a situação e prover as necessidades básicas destes imigrantes. O novo grupo de militares que está integrando o contingente Encouraçado vai permitir o rodízio e oportunizar que o contingente que está atuando longe de casa volte para as suas bases.