Retorno do Programa Primeira Infância Melhor

Expectativa é de que o PIM esteja atuando nos bairros com maior número de crianças em situação de maior vulnerabilidade social em até 90 dias

1841 0

4-Reunião do PIM-foto fernando gomes (Copy)

Paralisado desde o final de 2014 por problemas de gerenciamento e que terminou com o descredenciamento de Santo Ângelo pela Secretaria de Estadual da Saúde, o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) está sendo retomado.
Em reunião realizada na quinta-feira, dia 06, o Executivo reuniu o Grupo Técnico Municipal (GTM) que irá gerir o programa, envolvendo profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, para dar os últimos encaminhamentos para a instalação do PIM em Santo Ângelo, onde foram tratadas questões como o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de 14 visitadoras que atuarão em diferentes bairros da cidade.
A definição dos bairros que serão cobertos pelo programa, segundo o prefeito Jacques, será feita pelo GTM, com prioridade para as comunidades em situação de maior vulnerabilidade social. O GTM estará reunido nos próximos dias para o mapeamento das regiões urbanas consideradas mais vulneráveis.
A expectativa do chefe do Executivo é de que o Primeira Infância Melhor esteja em atividade num prazo de 90 dias, tempo para a sua estruturação no município e para a formalização junto ao Governo do Estado.
Entre os vários argumentos do prefeito Jacques para a retomada do PIM no município, é a necessidade de retomada das políticas públicas voltadas às famílias em situação de risco social, com ênfase à valorização da família, do domicílio e da comunidade para a promoção da saúde e do bem-estar. “O PIM é uma política pública pioneira no País e foi mantido por vários anos em Santo Ângelo. Estamos retomando suas ações porque o reconhecemos como pilar para o fortalecimento da família e para o cuidado com a saúde das nossas crianças em áreas de vulnerabilidade social”, concluiu.
Participaram da reunião no Gabinete do Executivo, a primeira-dama Juliana Barbosa, os secretários municipai Valdemir Roepke (Educação), Jacqueline Possebom (Assistência Social, Trabalho e Cidadania), Hélio Costa (Administração), Andréia Bernardi, coordenadora da Secretaria Municipal da Saúde, e servidores municipais que integram o GTM.

Neste artigo

Participe da conversa