Os desafios de deslocar-se pelo município na pauta dos vereadores

Plano de Mobilidade é entregue ao prefeito Andres e o documento será encaminhado ao Poder Legislativo para aprovação

1418 0
A Lei da Mobilidade Urbana privilegia o transporte não motorizado em detrimento do motorizado e o público coletivo em detrimento do individual motorizado. Santo Ângelo segue a tendência nacional e a frota veicular subiu 78% entre 2005 e 2014
A Lei da Mobilidade Urbana privilegia o transporte não motorizado em detrimento do motorizado e o público coletivo em detrimento do individual motorizado. Santo Ângelo segue a tendência nacional e a frota veicular subiu 78% entre 2005 e 2014

Os vereadores votarão o Plano de Mobilidade Urbana. O documento foi concluído pelo Escritório das Cidades e formalmente entregue para a Administração Municipal na última segunda-feira, dia 28. O “PlanMob” é um dos requisitos exigidos pela Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade aos municípios que desejam obter verbas governamentais para custear projetos de mobilidade urbana.
O objetivo deste planejamento é formatar no município um plano que forneça diretrizes de investimento em infraestrutura e serviços de transporte. Sistematiza informações sobre todo o sistema de transporte municipal e apresenta soluções de desenvolvimento sustentável, de modo que, permita aos moradores qualidade de vida ao se deslocarem. Propõe também a reflexão sobre o comportamento de usar o veículo individual como principal meio de transporte urbano.
A Lei da Mobilidade Urbana privilegia o transporte não motorizado em detrimento do motorizado e o público coletivo em detrimento do individual motorizado. A justificativa se apoia no argumento de que a frota veicular entre 2005 e 2014 aumentou 78,8% no município. Além disso, os investimentos em asfalto, sinalização, fiscalização só reduziram, produzindo o saturando das vias públicas e provocando mais acidentes e transtornos para os moradores.
No final da atual gestão foi iniciado um projeto de recuperação asfáltica de ruas situadas, principalmente na periferia do município, conforme foco do Governo Federal que propôs este tipo de política por meio do PAC-II, efetivado no projeto Pró-transporte que está em execução em Santo Ângelo.

Na prática
O planejamento que será apreciado pelo legislativo, faz sugestões e apresenta mapas que mostram o traçado de uma possível ciclovia, sugestão de linhas de ônibus urbano, estabelecimento da Rota de transporte de carga, bem como, estabelece o fluxo de veículos quanto a hierarquia das vias arteriais e coletoras. Sugestão de implantação uma nova perimetral na zona sul do município, entre outras diretrizes.
O documento que será apreciado pelo legislativo, foi entregue pela equipe técnica responsável pela elaboração do PlanMob pela Prefeitura de Santo Ângelo, coordenadora do Escritório da Cidade, arquiteta Juliana Schwindt da Costa; pelas arquitetas do Escritório da Cidade, Lisa Helena Smidt e Isabele Cavali; engenheiros da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, José Carlos Freire Ferraz, Eder Teixeira Guedes e Jeroni Bastos Antunes; assessora jurídica Maria Cristina Jardim Alfaro e coordenador do Departamento de Trânsito, Nelson Koch.
De acordo com a coordenadora do Escritório da Cidade, arquiteta Juliana Schwindt da Costa, o documento é um instrumento que busca implantar ações voltadas à superação dos problemas de mobilidade urbana no município. “O PlanMob busca uma mobilidade urbana sustentável, proporcionando à população acesso amplo e democrático ao espaço urbano”, explicou.
O processo de elaboração do PlanMob de Santo Ângelo é composto por três etapas. Duas já estão concluídas: preparação e levantamento de dados e elaboração. Agora, o texto será encaminhado para aprovação do Poder Legislativo para posterior implementação.
O PlanMob de Santo Ângelo foi elaborado pela empresa Urbana Engenharia Integrada de Porto Alegre, contratada pela Prefeitura de Santo Ângelo por processo de licitatório. Os trabalhos foram acompanhados pela equipe técnica responsável pela elaboração do PlanMob pela Prefeitura de Santo de Santo Ângelo.

Neste artigo

Participe da conversa