Um Puma foi abatido e o autor preso em flagrante

O animal foi encontrado em Rincão dos Pintos, interior do município de Jari

4426 0
Puma abatido no interior do município de Jari/RS
Puma abatido no interior do município de Jari/RS

puma-03pumaPor meio de uma denúncia o 2º Grupamento de Polícia Ambiental de Santiago prendeu em flagrante o autor do abate de um Puma, animal silvestre, cujo o couro foi encontrado na propriedade durante a abordagem da equipe que é comandada pelo 2º Pelotão de Polícia Ambiental de Santo Ângelo.
O flagrante foi efetivado na quinta-feira, dia 6 quando a guarnição de serviço deslocou-se eté o Rincão dos Pintos, interior do município de Jari/RS. Onde realizou fiscalização ambiental, visto que havia informação de que um morador daquela localidade havia abatido um Puma. No local indicado a polícia ambiental interrogou o suspeito que confessou que havia abatido o animal por defesa própria, visto que, ficou com medo que o animal pudesse atacar pessoas.
Também entregou uma arma espingarda, calibre 24, sem marca aparente, utilizada para matar o Puma, 6 cartuchos de metal calibre 24, carregados e 3 deflagrados. Também entregou fotos que havia tirado do animal e o couro do animal que já estava esticado em processo de curtimento.
Diante dos fatos foi dado voz de prisão e conduzido o cidadão até a Delegacia de Polícia do município de Tupanciretã, onde foi lavrado o flagrante.

Saiba mais  sobre o Puma Concolor

Este animal também recebe o nome de onça-parda no português brasileiro ou puma no português europeu. O nome científico é Puma concolor, também conhecida no Brasil por suçuarana. Trata-se de um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Puma, nativo da América. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.
É o maior membro da subfamília Felinae, medindo até 155 cm de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 kg, com porte semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas. Os filhotes nascem com manchas escuras na pelagem, que geralmente persistem até 14 semanas de idade. Possui as mais longas patas traseiras dentre os felinos. Vivem em média, entre 7,5 e 9 anos de idade.
É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista. A presença de outros carnívoros influencia diretamente a escolha das presas e ambientes de caça. As áreas de vida variam de 50 a 1000 km², com machos sendo territoriais e possuindo grandes áreas se sobrepondo ao de várias fêmeas. As fêmeas possuem vários estros no ano, possuem uma gestação que dura entre 90 e 96 dias e geralmente nascem entre 3 e 4 filhotes, a cada 2 anos, aproximadamente.

Neste artigo

Participe da conversa