Município foi representado no 1º Fórum de Cidades Digitais

Durante o encontro, foi apresentado o case de sucesso do município que está implantando diversos projetos nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação

1059 0
1º Fórum de Cidades Digitais foi realizado na quinta-feira, dia 11, em Santiago
1º Fórum de Cidades Digitais foi realizado na quinta-feira, dia 11, em Santiago

Santo Ângelo foi representado na semana passada no 1º Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Santiago. Durante o evento realizado na quinta-feira, dia 11, em Santiago, o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Santo Ângelo, José Fioravante Schneider apresentou o case de sucesso do município que está implantando diversos projetos nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Schneider ressaltou que Santo Ângelo será o primeiro município do Brasil totalmente conectado. Através do Projeto Cidade Digital todos os serviços do município serão conectados.
No município, foram instalados 26 quilômetros de fibra óptica, atendendo 30 órgãos governamentais e possibilitando acesso gratuito à internet em quatro pontos. Dentro deste projeto estão previstos ainda os projetos “Educar” (voltado às escolas da Rede Municipal de Ensino), “Salutar” (voltado aos Postos de Saúde), “Torres” (que prevê a instalação de torres de transmissão de dados para possibilitar conectividade de todas as localidades e pontos da área urbana e rural), além do novo Sistema de Videomonitoramento, operado pela Brigada Militar.
Outra iniciativa que já está em andamento é o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que prevê o recadastramento imobiliário e reforma do Código Tributário e modernização da gestão pública.
O 1º Fórum de Cidades Digitais do Vale do Jaguari abordou a importância da tecnologia no processo de desenvolvimento e aprimoramento dos serviços públicos e teve a participação de representantes de 20 municípios da Região Central do Rio Grande do Sul. Além de Santo Ângelo, no evento, São Sepé, Alegrete e Santiago compartilharam os modelos de sistema que estão sendo implantados e as ferramentas que reduzem custos, aumentam a arrecadação e facilitam o trabalho e a vida de contribuintes, empresas e população.

Neste artigo

Participe da conversa