Sábado 08/10/2011

O nível gramatical, culto ou formal do idioma pátrio proíbe o uso do zero antes dos dias dos meses e antes dos próprios meses. Errado é escrever, por...

932 0

O nível gramatical, culto ou formal do idioma pátrio proíbe o uso do zero antes dos dias dos meses e antes dos próprios meses. Errado é escrever, por exemplo, 01-01-11, 02-02-11 e 03-03-11. O certo é escrever 1º-1-11, 2-2-11 e 3-3-11. São 3 os sinais corretos de separação desses números: barra, traço e ponto. É correto escrever 8/10/11 com barra, 8-10-11 com traço e 8.10.11 com ponto. Quando há medos de fraudes, os escreventes podem usar o zero. Então, para os numerais dos meses, só podem usar o zero para estes dois meses: janeiro e fevereiro. E para os numerais dos dias, podem usar o zero para os dias 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Para o dia primeiro de cada mês, nunca devem usar o numeral cardinal (1), mas sempre o numeral ordinal (1º). Não assim: 1-10-11, mas assim: 1º-10-11. Entre os que usam os numerais de datas estão os professores e os alunos. Estes e aqueles devem usar de forma gramatical, culta ou formal esses numerais. Sempre.
Repete-se, a pedido de alguns alunos, o assunto da expressão junto ao e junto a. Vejamos estas frases: João pediu o empréstimo junto ao banco. O recurso deu entrada junto ao STF. O jogador foi contratado junto ao Grêmio. A empresa fez uma pesquisa junto aos consumidores. O país asiático concluiu os entendimentos junto ao FMI. O locutor transmitiu o jogo junto ao estádio.
As seis frases estão erradas, pois usam de forma errada o junto ao ou o junto a. Deixemo-las corretas: João pediu o empréstimo ao banco. O recurso deu entrada no STF. O jogador foi contratado pelo Grêmio. A empresa fez uma pesquisa com os consumidores. O país asiático concluiu os entendimentos com o FMI. O locutor transmitiu o jogo no estádio. Ou o locutor transmitiu do estádio o jogo. Ou ainda o locutor transmitiu o jogo dentro do estádio. Junto ao e junto a, como podemos ver, significam do lado de, e mais, do lado de fora.
Esta frase – Marina comprou o DVD, ao invés do vídeo – é gramatical, culta, formal? Não. Estragou-a o uso da expressão ao invés do. A expressão ao invés de significa ao contrário de. A preposição de pode virar do, dos, da e das. A frase em tela deveria e deve ser escrita deste jeito: Marina comprou o DVD, em vez do vídeo. Em vez de significa em lugar de. Ou, noutras palavras, indica substituição. O de pode transformar-se em do, dos, da e das. Duas frases corretas com o uso de ao invés de: Ribamar, ao invés de entrar no mundo da corrupção, saiu. Escurinho manteve-se calado, ao invés de proclamar sua vitória. Duas frases corretas com o uso de em vez de: Dirceu, em vez de comprar cuecas cheias de reais, comprou colegas corruptos e mensalões. Os corruptos brasileiros, em vez de sentirem os desgostos das cadeiras de réus, gozam de patrióticas impunidades.
Muitos têm dúvida acerca do plural de DVD. É fácil fazê-lo. O plural das siglas, siglas pluralizáveis e desses tipos, se faz com o acréscimo de s minúsculo depois da última letra da sigla: DVDs, CDs, DPs, CDLs. Errado é com apóstrofo: DVD´s, CD´s, DP´s, CDL´s.    

Neste artigo

Participe da conversa