Consulta Popular: A novidade deste ano é a votação pelo celular via SMS e pela internet

Votação será realizada nos próximos dias 5, 6 e 7 de julho

3963 0
Votação será realizada nos próximos dias 5, 6 e 7 de julho
Daison Wobeto, representante da secretaria de planejamento e Nery Franco, presidente do COMUDE

Na internet ou por mensagem de celular a votação da Consulta Popular 2016-2017 será realizada na próxima terça, quarta e quinta-feira (dias 5, 6 e 7 de julho). Neste ano, foi extinta a votação por cédula de papel e com o número do título na mão, o eleitor poderá usar o celular para enviar uma mensagens SMS para o número 28908 ou acessar a internet no seguinte endereço eletrônico www.consultapopular.rs.gov.br. Neste ano serão três dias de votação, diferente de edições anteriores.
Saiba como votar pelo SMS: No corpo da mensagem escreva a palavra-chave RSVOTO, número do título de eleitor e Nº do programa escolhido. Importante frisar que entre uma informação e outra é necessário usar o # para separar as palavras. (Ex.: RSVOTO#NÚMERO DO TÍTULO#OPÇÃO DE VOTO).
Nos três dias de votação será possível escolher as demandas das áreas de Saúde; Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Turismo, Esporte e Lazer; Cultura; Minas e Energia e Educação. No total, em todo o Rio Grande do Sul, serão R$ 50 milhões em recursos para investimento nos projetos escolhidos pela população.
Para a Consulta deste ano, a Seplan, em conjunto com as demais secretarias, definiu uma lista com 24 programas.
Cada um dos 28 Coredes definiu quais os 10 programas que estarão na cédula de votação. Cada eleitor, conforme a região, deve escolher uma prioridade, a fim de promover o desenvolvimento integrado e sustentável do Rio Grande do Sul.
Ao final do processo, três ou quatro programas mais votados serão eleitos em cada Corede e farão parte do orçamento do Estado para 2017. Os resultados serão conhecidos no dia 14 de julho.

Consulta Popular
A Consulta Popular, instituída em 1998, é um instrumento de participação da população no orçamento estadual coordenada, atualmente, pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e organizada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).
Anualmente, o governo fixa o valor que será destinado para a consulta. As 28 regiões do Estado selecionam os projetos, mediante audiências públicas realizadas nos âmbitos regional, municipal ou microrregional, e decididos em uma audiência ampliada entre Coredes e delegados eleitos nos Comudes.

DEMANDAS

1 – SAÚDE – Qualificação e financiamento da rede de atenção – Consolidando a regionalização da saúde.
2 – AGRICULTURA – Melhoramento de estradas vicinais.
3 – EDUCAÇÃO – Formação continuada – Ressignificando a prática pedagógica da rede pública estadual.
4 – DESENVOLVIMENTO RURAL – Apoio à agroindústria familiar.
5 – AGRICULTURA – Apoio à cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte
6 – DESENVOLVIMENTO RURAL – Apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar.
7 – AGRICULTURA – Correção, recuperação e manutenção do solo.
8 – MINAS E ENERGIA – Redes elétricas trifásicas para a agricultura familiar.
9 – DESENVOLVIMENTO RURAL – Incentivo ao uso e a geração de energia por meio de fontes alternativa e melhoria da qualidade da energia no campo.
10 – CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Programa de apoio a iniciativas locais.

Neste artigo

Participe da conversa