10ª CSM completa 18 anos de instalação na Capital das Missões

720 0

Nossa história começa aos oito dias do mês de janeiro de 1943, quando em decreto ministerial foi criada a 10ª Circunscrição de Recrutamento. Após algumas décadas, rebatizada pela designação de 10ª Circunscrição de Serviço Militar e com estrutura adaptada às necessidades funcionais  outro decreto ministerial transfere sua sede de Alegrete para Santo Ângelo. Hoje, dia 4, às 11h, na sede da 10ª Circunscrição de Serviço Militar de Santo Ângelo ocorre a formatura do 18º Aniversário de Instalação da Unidade na Capital das Missões, além do lançamento da revista oficial da 10ª CSM (foto abaixo), a qual foi produzida pela redação do Jornal O Mensageiro e impressão da Gráfica e Editora Adhara.
História
Nossa história começa aos oito dias do mês de janeiro de 1943, quando em decreto ministerial foi criada a 10ª Circunscrição de Recrutamento. Após algumas décadas, rebatizada pela designação de 10ª Circunscrição de Serviço Militar e com estrutura adaptada às necessidades funcionais  outro decreto ministerial transfere sua sede de Alegrete para Santo Ângelo.
A instalação
No dia 30 de julho de 1993, reunidos pela derradeira vez, à sombra de uma secular acácia thipa, cujo misticismo nos é conhecido e que foi cúmplice silenciosa do casarão de porte majestoso e sério transformado em quartel da Organização Militar 10ª CSM, no testemunho de mais de meio século de uma faina constante, se realiza formalmente a despedida da circunscrição para a comunidade Alegretense da qual fizeram parte durante tanto tempo.
Embargamo-nos pela emoção da despedida coletiva ao sentirmos a saudade intrometer-se, sorrateiramente em nossos corações, mas guardamos num secreto escaminho da nossa intimidade o calor daquele mouro chão campeiro, da gente daquela terra, no parafrasear que sempre nos permitimos. Permanecemos, no entanto, com o olhar erguido, mantendo o prumo de nossa consciência profissional, e sem nos voltarmos para trás, encetamos uma marcha que iniciou com a arraiação do Pavilhão Nacional ede nossa insígnia nos rincões de Alegrete. Hoje ao vislumbrarmos os umbrais dos templos missioneiros, já balizados por nossos exploradores de ponta, preparamo-nos para um grande alto horário.
Ao nos depararmos com esta nova comunidade, que sabemos, nos acolhe de braços abertos, e sentindo o palpitar da hospitalidade, permitam-nos que nos apresentemos.
Somos integrantes da 10ª Circunscrição de Serviço Militar, unidade criada por Decreto Ministerial de oito de janeiro de 1943 com o nome de 10ª Circunscrição de Recrutamento. A faina constante que desempenhamos , e que já nos referimos, não tem ofuscante brilho da atividade operacional, mas tem sido desenvolvida com exemplar eficiência do trabalho, as vezes anônimo ou desconhecido no próprio seio da instituição, recrutando, documentando a seleção e a incorporação e controlando com esmero a atividade do Serviço Militar a formação de Reservas Mobilizáveis. Neste mister têm entremeado seus esforços, dispensando sua capacidade, doado sua dedicação, gerações diferentes de profissionais militares e civis assessorados pela juventude do recruta renovada ano a ano.
Honrados com a presença do nosso comandante imediato o Exmo. Sr. Gen João Carlos Rotta, comandante da 3ª Região Militar e oficiais de seu Estado Maior, voltamo-nos ao povo de Santo Ângelo, aqui representado por suas ilustres autoridades, para expressarmos nossa gratidão pela acolhida hospitaleira. Dirigimo-nos particular ao poder executivo municipal nas pessoas do Exmo Sr. Adroaldo Mousquer Loureiro, prefeito do município, por ser integrante legal da Estrutura do Serviço Militar como Presidente da JSM, a seus executivos, os Secretários Junta SM e auxiliares, à Guarnição Federal de Santo Ângelo representada pelos Comandantes das Unidades, em especial ao Comandante do 1° B Com Div TCel Marino, seus oficiais e praças, também recém chegados mas que, integrados rapidamente a esta comunidade, juntam-se a ela para estender-nos as mãos neste coloroso gesto de boas vindas.

 

Neste artigo

Participe da conversa