O retrato relembra que os bancários estão em greve e o cotidiano da movimentação financeira se altera. Clientes buscam alternativas nos portais dos bancos, nos aplicativos de celular e também nos postos avançados distribuídos em vários pontos do município. No entanto, a movimentação nas agências lotéricas de Santo Ângelo e outros locais como o Banco Postal nos Correios era um além do normal para a época do mês.
Clientes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil encontram nas agências lotéricas e no Banco Postal dos Correios saída para o atendimento ampliado, principalmente o pagamento de títulos, depósitos e saques. Operações que em alguns casos não podem ser realizadas pelo autoatendimento.
A GREVE
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Santo Ângelo, Almiro Copetti, a greve começou forte em todo o Brasil. Na terça-feira, eram 10.818 agências fechadas em todo o território. Embora o sindicalista não tenha confirmado nenhum avanço concreto nas rodadas de negociação no início desta semana, alimenta a expectativa de que haja um entendimento entre bancários e banqueiros em breve, tendo em vista que, a adesão ao movimento foi expressiva logo no início do movimento, algo que há muito tempo não se percebia.
Nesta terça-feira, segundo Aldonir Fosa o movimento de greve conquistou a adesão de funcionários do SERET, órgão do Banco do Brasil que controla o fluxo de moeda para as agências bancárias, fato que deve pressionar ainda mais uma solução para evitar o colapso do funcionamento das agencias, que trabalham com parte dos funcionários que não aderiram à greve.
Os sindicalistas alegam que os bancos aumentaram o lucro no último semestre em 27,3%, comparado ao mesmo período do ano passado, e a proposta de reajuste para os salários dos bancários foi abaixo do índice da inflação.