Mais médicos: 14 profissionais cubanos em SA

663 0

Na última semana, quinta-feira, dia 17, foi encerrada a programação de acolhimento do quarto ciclo do programa Mais Médicos. Na ocasião foram recebidos 422 novos profissionais que irão atuar em 207 municípios do Rio Grande do Sul.
Destes novos profissionais, 14 atuarão em Santo Ângelo. Se somados aos outros dois médicos intercambistas que já prestam serviços ao munícipes da Capital das Missões, o município passa a contar com 16 novos médicos destinados à atenção básica à saúde.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Diomar Formenton, que esteve representando o Legislativo Municipal, a qualidade dos serviços da saúde pública deve ser vista com prioridade. “Buscamos sempre possibilitar o desenvolvimento de ações que venham a colaborar com a saúde da nossa comunidade. Ficamos muito contentes com a destinação de mais 14 médicos para o município. Tenho certeza que a presença destes profissionais irá permitir uma melhor qualidade no atendimento aos nossos cidadãos”, frisou.
Ainda no mês de dezembro do ano passado, a Câmara de Vereadores, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, esteve no Ministério da Saúde reivindicando e argumentando a necessidade de mais profissionais para o município. “Através de dados, destacamos as peculiaridades de cada bairro, de cada comunidade rural. Reiteramos as fragilidades do município e destacamos a necessidade de mais profissionais”, afirmou Formenton.
Quinto ciclo
Durante a cerimônia, o Ministro Arthur Chioro destacou a realização de um quinto ciclo do programa. “É com muita satisfação que conseguimos atingir 100% da meta do Mais Médicos em todo o país com a conclusão do quarto ciclo do programa, que chega a 13.235 profissionais. A presidenta Dilma Rousseff aprovou a realização de mais um ciclo, de superação da meta, voltado para municípios que não haviam aderido ou que solicitaram mais profissionais”, informou.
Com o quinto ciclo o número de médicos do programa no país deve chegar a mais de 14 mil. A previsão é que o Rio Grande do Sul receba mais oito profissionais na última etapa, somando 1.073 médicos em 379 municípios ao final.
Lançado em julho de 2013 pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

 

Neste artigo

Participe da conversa