Sábado- 09/07/2011

Quem acessa meus dados, onde e quando?A preocupação com dos dados de cada usuário, seja um simples documento de texto, uma planilha eletrônica ou até mesmo dados de...

801 0

Quem acessa meus dados, onde e quando?
A preocupação com dos dados de cada usuário, seja um simples documento de texto, uma planilha eletrônica ou até mesmo dados de um cartão de crédito é algo que sempre obscuro, onde você sempre fica com um certo receio sobre a questão segurança.
 Lembro-me de um grande amigo que na época em que a Receita Federal começou a solicitar o envio das declarações do Imposto de Renda pela internet e não mais através de disquetes, me contava que sua esposa tinha receio de enviar os dados pela internet e assim, preferia levar o tal disquete na sede da Receita Federal porque era mais seguro.
Tudo mudou e hoje mais do que nunca a preocupação é com a segurança dos dados, no momento atual em que sites do governo brasileiro são invadidos e a informação que é passada é de que “nenhuma informação” foi roubada, sem dúvida é algo incoerente e preocupante.
Podemos aqui citar últimas eleições onde o e-mail da atual presidente do Brasil foi invadido e oferecido inúmeros e-mail contendo dados sigilosos a candidatos da oposição por quantias bem elevadas.
Agora você questiona, será que alguém lê meus e-mails sigilosos, minhas planilhas de custos, ou até mesmo, sabe “quanto eu faturo”? Essa é uma resposta difícil, algo praticamente muito complicado de responder, mas posso ajudar dizendo que se o seu dado está em um servidor em qualquer parte do mundo, alguém tem acesso a este servidor, como por exemplo, o próprio administrador do sistema e outras pessoas da equipe. Onde eu começo? Sua ação pode começar no seu computador pessoal, seja utilizando bons antivírus, firewall e outras ferramentas de proteção existentes no mercado. Agora previna-se, pois isso é só o começo, como já citei nesta coluna lá em 2009, o problema da segurança da informação já chegou aqui.

Neste artigo

Participe da conversa