A volta do Palácio do Comércio e Indústria

1184 0

O nome Palácio do Comercio e Indústria é resgatado pela ACISA, CDL e Sindilojas. A sede que hoje abriga as três entidades já tinha esta denominação no século passado. A decisão foi tomada em conformidade com a diretoria das três entidades, que relataram a intenção de somar esforços em prol do desenvolvimento da indústria e comércio local. Como forma de fortalecer a união, lançaram, ontem a noite no salão de atos da CDL a campanha “Páscoa Missioneira”.

 

Esta já é a segunda edição da campanha que entra vigor no dia 21 de março e se estende até o dia 11 de abril. As empresas identificadas com o cartaz vão oferecer vantagens para os clientes e horário de atendimento estendido, até às 20h. “Unidos vamos fazer uma grande promoção”, afirmou Gilberto Aiolf, presidente do Sindilojas. A presidente da CDL, Clélia de Castro Koch, comenta que a meta é fortalecer cada vez mais os empreendedores.

 

O patrimônio

O Palácio do Comércio e Indústria é da década de 50, com o passar dos anos o nome ficou esquecido, pois também serviu para abrigar outros serviços como a Biblioteca Pública Municipal e inclusive contava com um auditório onde ocorriam apresentações artísticas.

O patrimônio no início da história era da ACISA, entidade que é mais antiga que o próprio Palácio, tem 87 anos. Foi fundada em 4 de março de 1929 sob a denominação: Associação Comercial de Santo Ângelo. A entidade nasceu para colaborar com o desenvolvimento do município. Em 30 de setembro de 1963, foi transformada em Associação Comercial e Industrial de Santo Ângelo.

 

Quem atua no Palácio?

Hoje o prédio localizado na Rua Venâncio Aires, quase esquina com a Avenida Brasil abriga a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, ACISA – Associação Comercial, Cultural, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santo Ângelo e o Sindilojas Missões – Sindicato do Comércio Varejista de Santo Ângelo, Junta Comercial e SEBRAE.

ACISA, CDL e Sindilojas são as proprietárias do prédio e no segundo piso do Palácio da Indústria e Comércio, onde está estabelecido o escritório da ACISA, ainda existem salas locadas para o funcionamento do Sistema SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e do Escritório Regional da Junta Comercial, com abrangência de 11 municípios: Cerro Largo, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Senador Salgado Filho, Sete de Setembro, Uberitama, Vitoria das Missões e o escritório do Sebrae. O Escritório Regional da Junta Comercial está apto a receber e enviar processos, a autenticar Livros Mercantis, a efetuar análise de Requerimento de Empresário (inscrição e alteração) e a expedição de Certidões Simplificadas.

Neste artigo

Participe da conversa