Passou o dia 18 de fevereiro e nenhuma aeronave pousa ou decola no aeroporto

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Dia 18 de fevereiro, última quinta-feira, seria a data em que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras iria inaugurar a ligação diária com destino a Porto Alegre por meio do turboélices ATR 72-600, de 70 assentos. Seria possível se o aeroporto de Santo Ângelo – Sepé Tiaraju estivesse autorizado a operar. Por este motivo fomos conferir in loco como está o andamento das obras de reforma e ampliação.

 

 

A obra de asfaltamento

A última camada asfáltica do pátio de aeronaves e a área de Taxiway foi concluída. Na tarde de quinta-feira, dia 18, os funcionários da Cotrel trabalhavam na última camada asfáltica da pista de pousos e decolagens. De uma cabeceira a outra a pista mende 1625 metros. O trabalho de espalhar, nivelar e compactar o asfalto é realizado em faixas, que obedecem a capacidade das máquinas e especificações do projeto. Ao longo dos 1625 metros a pista foi dividida em 9 faixas, uma delas está concluída e na sexta-feira a segunda estava em processo de elaboração. Portanto, pouco mais de 1/9 da última camada está concluída.

O Gestor do Aeroporto, Marcio Antonio Assis, acredita que serão necessários 15 dias de trabalho efetivo (dias corridos de obra) para que a última camada de asfalto seja posta e, consequentemente, esta fase da obra concluída. No entanto, ainda é necessário o trabalho de sinalização, luminosos e pinturas, tanto na pista, quanto nas demais áreas.

Quanto a liberação da pista do aeroporto para pousos e decolagens o gestor explica que a ANAC somente vai realizar a vistoria depois que todo o projeto for concluído, a agência inspeciona desde as sinalizações, pinturas, o cercamento da área do aeroporto, elevações e demais obras especificadas no projeto, somente depois desta vistoria será liberado para a operação.

 

Sanagri

Funcionários e direção da Sanagri – Manutenção de Aeronaves lamentam a inutilização da pista por tanto tempo, 1/3 dos funcionários da empresa que realiza manutenção de aeronaves foi dispensada, pois a obra do aeroporto inviabiliza a utilização da oficina instalada nas proximidades do aeroporto.

A empresa só não encerrou suas atividades porque realiza o trabalho com o deslocamento da equipe. No entanto, os colaboradores enfatizam que não estar na oficina inviabiliza dificulta muito a realização de determinado tipo de conserto. “É o mesmo que pernoitar fora de casa, temos que levar tudo e ainda falta alguma coisa. Estamos impossibilitados de utilizar nossa casa para atender as aeronaves que chegavam de várias partes do estado”, disse um dos funcionários.

 

Terminal de pousos e decolagens

Além da obra que já está em andamento, deve ser publicado o edital de licitação da obra de reformulação do terminal de embarque e desembarque do aeroporto, que deve ser ampliado para atender a demanda de passageiros de voos regionais. O terminal de embarque e desembarque é considerado obsoleto, e necessita de readequações.

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