Um Carro de Combate está exposto ao público em frente ao 1º BCom na AV. Venâncio Aires esquina com Alameda Capitão Nagel. O veículo militar ocupa o espaço desde dia 11 de dezembro, depois que o Monumento ao Expedicionário foi transferido e instalado na Praça Pinheiro Machado no dia 21 de novembro.
O comando militar do 1º BCom, representado pelo Cel. Jorge Luis Domingos Ferreira inaugurou em conjunto com demais autoridades militares e civis o novo monumento que faz uma homenagem a todos os militares que atuaram no passado nas organizações militares da Arma de Cavalaria e Batalhão de Carros de Combate sediados na Guarnição Militar Federal de Santo Ângelo até o ano de 1992.
O M-41 em exposição pesa 23 toneladas era composto por motor Scania DS – 14 8V movido a diesel e potência 400 CV. Velocidade de 65 Km/h para tripulação de quatro militares. Quanto às dimensões a placa indica que possui 8,2 de comprimento, 3,2 de largura e 2,9 de altura. Possui dois lançadores de granadas, canhão de 90mm entre outras funcionalidades. É de fabricação Americana e foi um dos veículos mais usados em manobras militares na década de 60.
No ano de 1993, transferido do Rio de Janeiro o 1º Batalhão de Comunicações (1º BCom) foi oficialmente instalado em Santo Ângelo. A referida guarnição militar é referência em comunicação para o Exército Brasileiro, tanto pela formação e qualificação dos oficiais, quanto pelos equipamentos que compõe o quartel. O tanque em destaque foi cedido pelo batalhão logístico de Santa Maria.
Na terça-feira, dia 5, Juliano Antônio Posser, 18 anos, esteve na 10ª CSM onde se apresentou para prestar o serviço militar. Aproveitou para visitar o monumento e disse que é um apaixonado por carros de combate. Informou que estudou sobre o assunto e afirmou que o referido veículo deixou de ser usado pelo exército em um processo de modernização ocorrido na década de 90, quando novos veículos do tipo foram adquiridos da Alemanha. Segundo o jovem, substitui o M 41, o Leopard 01.