A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo realiza nos 12 meses do ano, um incansável exercício prático de prevenção, assistência e encaminhamento do fluxo de atendimento a preventivos, mamografias, e, até mesmo, assistência psicológica e material para pacientes oncológicos.
Durante o Outubro Rosa, a tarefa de prevenção ganha uma série de aliados e a liga aproveita para multiplicar as vozes e potencializar a campanha preventiva. No entanto, o trabalho ganha notoriedade pelas práticas realizadas de modo gratuito durante todo o ano. Nos 12 meses as voluntárias da liga fazem seu trabalho de modo silencioso, prestam um serviço sem contar com verba pública, exceto o aluguel do prédio onde estão instaladas, que é pago pela Administração Municipal.
A Liga foi fundada no município no ano de 1977 por Ilza Farias de Farias. Atualmente conta com 12 voluntárias que semanalmente disponibilizam parte de seu tempo pessoal para o atendimento na sede da entidade que fica na Rua Sete de Setembro esquina com a Av. Venâncio Aires.
Sem agendamento prévio ou preconceitos, as voluntárias acolhem de modo irrestrito mulheres de todas as classes sociais. A intensão da entidade é facilitar o trabalho de prevenção e formar uma rede de ajuda para as mulheres que enfrentam o câncer, ou que pretendem minimizar os efeitos negativos se ele chegar.
“O que as pessoas menos precisam neste momento é complicações para o tratamento, ninguém sai daqui sem orientação”, disse a atual presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo, Adriana Dorneles da Silva. Ela explica que a comunidade de Santo Ângelo é muito solidária e “ninguém faz nada sozinha”.
Adriana afirma que a credibilidade da liga, conquistada nestes quase quarenta anos de existência em Santo Ângelo, contribui para formar uma rede de ajuda de profissionais da saúde, como médicos, laboratórios e até do posto de saúde pública, deste modo, encurta o caminho de atendimento das mulheres que buscam prevenção ou apoio na doença.
Compõe a rede de atendimento da liga o trabalho voluntário de uma psicóloga, uma enfermeira, laboratórios que prestam serviços a preços simbólicos, farmácias e ainda conta com a equipe da diretoria que se reveza no atendimento ao público para manter a sede da entidade aberta nas tardes de segunda até quinta-feira, onde são realizados os procedimentos de entrega de exames, orientações, coleta de preventivo e o planejamento de ações para angariar fundos e manter as atividades da entidade.
Todos os meses são coletados, encaminhados ao laboratório e entregue para as mulheres cerca de 45 preventivos. Atualmente em Santo Ângelo a Liga possui o cadastro de 40 pacientes em tratamento, as quais presta algum tipo de atendimento. Sempre que necessário, em eventos maiores, ganham a adesão de dezenas de voluntárias que esporadicamente se prontificam para colaborar nos trabalhos. Ajuda compor a renda da entidade os recursos doados pelas voluntárias colaboradoras, que doam mensalmente um valor em dinheiro.
O Outubro Rosa 2015 é organizado pela Prefeitura de Santo Ângelo, através do Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres e do Departamento Municipal da Mulher (DMM). Nesta edição, a programação tem o apoio Clínica de Oncologia e Hematologia das Missões (Cohm), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sesc e a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo colaborou com diversas atividades: Encontro das Vitoriosas; Dia de Beleza (com a gentileza do Boticário); Participação em Palestras.
Venda de camisetas no Brique da Praça e durante eventos sociais; Distribuição de informativos, entre outras atividades.
Auxílios e serviços prestados
A doação de kits alimentação
Vale medicamento
Pagamento de passagens para as cidades polo de atendimento como Ijuí, Porto Alegre e Santa Maria
Visitas nas casas dos pacientes em tratamento
Orientações para a realização de exames e dicas de encaminhamentos
Encaminhamento de mamografias
Atendimento psicológico com terapia de grupo
Palestras
Brechó permanente da sede da entidade
Confecção de camisetas, sombrinhas para angariar recursos para manter as atividades assistenciais e de prevenção.
Outubro Rosa
Hoje na programação do outubro Rosa às 13h30min no Posto de Saúde do Bairro Haller haverá coleta de CP (exame preventivo), exame clínico das mamas e orientações. Amanhã, quinta-feira, dia 22, às 14 horas, no Clube de Mães “Unidas Venceremos”, será realizada palestra sobre “A Prevenção do Câncer de Mama”, com o médico cubano Erioldys Guilarte Paumier.
Já na sexta-feira, dia 23, às 20h30, na sede social do Clube Gaúcho, acontece o tradicional “Jantar das Mimosas”. É uma festa a fantasia organizada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo, elaborada só para mulheres.
E no sábado, dia 24, às 9 horas, serão realizados a Caminhada em Prol da Conscientização do Outubro Rosa e o Passeio Ciclístico promovido pelo grupo “Pedal do Batom” da Associação Ciclo Missões (ACM), ambos com saída na Praça Pinheiro Machado. A programação do Outubro Rosa iniciou em 1º de outubro e prossegue até 30 de outubro.