Prevenção foi tema de palestra do “Outubro Rosa” na URI

Inserida na programação da campanha “Outubro Rosa” desenvolvida pela URI Santo Ângelo, aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 2, a palestra “Outubro Rosa no cuidado da saúde da...

683 0

Inserida na programação da campanha “Outubro Rosa” desenvolvida pela URI Santo Ângelo, aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 2, a palestra “Outubro Rosa no cuidado da saúde da mulher: diagnóstico precoce em mama e colo de útero”. O tema foi abordado pela professora doutora Vera Regina Medeiros. Andrade, no auditório do prédio 13., onde na entrada, havia um painel com fotos alusivas ao assunto.

O evento foi promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da URI, em parceria com o Departamento de Ciências da Saúde.

A professora Vera iniciou a palestra dizendo que ninguém gosta de falar no assunto, “mas considerando que estamos tendo mais tempo de vida, estamos também correndo mais riscos.” Ela lembrou que a média de vida nas primeiras décadas de 1900 era 30 anos; no ano 2000 já era 70 anos e hoje, a média é de 74,6 anos.

A palestrante observou que o diagnóstico e os tratamentos evoluíram muito. Por isso é muito importante a prevenção. “O diagnóstico precoce é fundamental, porque hoje é possível a cura total se o problema for detectado no início”. Vera Andrade discorreu sobre os fatores de risco aos quais estamos expostos, lembrando que mesmo com percentual bem reduzido, o homem também tem câncer de mama.

Ela explicou também que o Outubro Rosa é atividade promovida no mundo inteiro e que o objetivo é realmente chamar a atenção, alertar e gerar a ação necessária: fazer exame preventivo para poder haver o diagnóstico precoce. A CIPA encerrou a atividade agradecendo à palestrante, a quem entregou mimos, e fez sorteio de brindes entre os presentes.

 

Neste artigo

Participe da conversa