Em torno de 1400 agricultores movimentaram o parque de Exposições Siegfried Ritter na segunda e terça-feira. Eles vieram pela manhã com transporte gratuito e ganharam almoço de cortesia e permaneceram durante todo o dia para participar da Expomilho e do dia de campo organizado pelas empresas expositoras e também pela Emater.
Estes produtores rurais participam do programa federal “Chamada Pública da sustentabilidade”.
A Chamada Pública de Sustentabilidade é a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural para as famílias rurais, através de parceria firmada entre a Emater/RS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais.
Durante o encontro os agricultores puderam conferir as seis estações temáticas organizadas pelos extensionistas da Emater na Mostra Tecnológica, que trabalha os seguintes temas:
Conservação e manejo do solo;
Sala de Ordenha com sistema de tratamento dos resíduos e esterqueira;
Sistema silvipastoril e forrageiras;
Horta doméstica com o sistema de plantas companheiras;
Ciclo secador de grãos e
Reserva de água realizado em parceria com a SEMA – Secretaria do meio Ambiente.
Na casa colonial diariamente um grupo de produtores usam o espaço para a confecção e degustação de alimentos preparados a base de milho. Na tarde de segunda-feira, dia 4 de maio, Lisiane Hoffman e Lidia Chinvelski acompanhavam a extensionista da Emater Alice Quinzani nas atividades culinárias.
Pavilhão da Agroindústria Familiar
No Pavilhão da Agroindústria Familiar é possível conferir o estande de 36 expositores e mais um espaço da Secretaria Municipal de Agricultura. A feira do setor é organizada pela FETAG – Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio grande do Sul e a Secretaria Municipal da Agricultura.
No pavilhão são reservados espaços para os pequenos produtores rurais e agroindústrias. Onde o visitante confere a comercialização de embutidos de carne como salame, copa e demais industrializados, derivados de leite, hortaliças, panifácios, artesanato e ainda produtos in natura cultivados no município, como o milho verde, alface e inclusive o suco de milho verde, uma das atrações entre a exposição.
Líria Fonseca produtora rural da localidade de Ilha Grande, por produzir o símbolo da feira, milho verde, ganhou destaque entre os expositores. Antes e durante a feira vendeu o milho verde in natura, cozido na hora. A expositora também elaborou e testou o suco de milho verde que pode ser degustado durante a visitação até o dia 10.
O suco foi elaborado com leite pasteurizado, leite condensado e milho verde, ultrapassa o sentido de suco, também pode ser considerado um alimento que conserva os nutrientes do milho e do leite, inclusive as fibras dos grão de milho verde.